Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA A CONSTRUÇÃO DA LINHA DE CUIDADO EM SAÚDE DO TRABALHADOR NA REDE DE ATENÇÃO À SAÚDE
Fátima Madalena de Campos Lico, Nilva Tiyomi Kitani, Cecilia Cleonice Ribeiro Martins, Ricardo Fernandes de Menezes

Resumo


Caracterização do problema: Um dos principais desafios da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Município de São Paulo - MSP é garantir que a categoria trabalho seja considerada como um dos determinantes do processo saúde-doença. A integralidade deve nortear a execução permanente dessa política púbica e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - CRST, unidades de referência regional, devem ser resolutivos e desempenhar suas atribuições em sintonia com Redes de Atenção do SUS, rompendo com a lógica de desarticulação dos serviços. O Plano Plurianual de 2013 propõe investir na educação permanente dos profissionais dos CRST e da rede de Atenção. Sendo assim, com o objetivo de constituir a linha do Cuidado em Saúde do Trabalhador foi realizado Curso “Acolhimento e Construção da Linha de Cuidado em Saúde do Trabalhador na Rede de Atenção à Saúde”. Descrição da experiência. A estratégia do Acolhimento foi considerada o eixo organizador dos serviços dos 6 CRST para a constituição da linha de cuidado e formação de redes nas 5 Coordenadorias de Saúde do MSP. Participaram do curso 40 profissionais dos CRST, da vigilância à saúde e interlocutores da área. A carga horária foi de 20 horas, com um encontro semanal, para possibilitar a discussão com as equipes nos serviços. Conteúdo programático: A prática do Acolhimento nos CRST; Diretrizes da Área Técnica Saúde do Trabalhador; Política Nacional de Humanização do SUS- PNH; Acolhimento e Redes de atenção e produção do cuidado no SUS e na Saúde do Trabalhador; A Educação Permanente como estratégia para a formação da rede de cuidado no território e Propostas para organização e articulação a rede. A metodologia problematizadora seguiu os pressupostos da Educação Permanente, propiciando reflexão e ação crítica, para transformação das práticas e organização do trabalho. Efeitos alcançados: Na avaliação referiram inovação, reflexão, provocação para mudanças. Propostas apresentadas: qualificar a escuta, promover a integralidade das ações, fortalecer a participação do conselho gestor, sensibilizar a rede, disseminar a política de saúde do trabalhador, realizar o matriciamento das ações e rodas de conversas dentro dos serviços e no território. Recomendações. Continuidade do processo de educação permanente visando promover a intersetorialidade, a qualificação dos profissionais, a integralidade e fortalecimento da rede de cuidados ampliando o acesso da população trabalhadora na rede de atenção do SUS.

Palavras-chave


saúde do trabalhador; rede;cuidado;educação permanente.

Referências


SÃO PAULO. Prefeitura Municipal de São Paulo. Secretaria da Saúde de São Paulo. Política Municipal de Saúde do trabalhador e da trabalhadora -Plano Plurianual.São Paulo,2013.