Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
Luiza Lima Torquato, Anelise Rizzolo de Oliveira Pinheiro

Resumo


Introdução: As mudanças decorrentes da crescente urbanização e industrialização do país têm redirecionado as políticas de educação e saúde para melhor atender as novas demandas sociais. No âmbito da alimentação e nutrição, vivencia-se, dentre outros aspectos, o processo de transição alimentar e nutricional e de sensibilização quanto à importância da alimentação para a saúde. Esses fatores exigem o repensar das competências necessárias à prática dos nutricionistas e mudança substancial na formação profissional. Nesse contexto, iniciou-se o processo de reestruturação curricular do curso de graduação em Nutrição de uma Universidade Federal, que foi concluído em 2008, quando os graduandos que ingressaram no curso puderam optar pela nova grade. Objetivo: Analisar a percepção dos primeiros egressos, submetidos à mudança curricular, sobre a implementação do novo currículo de graduação em Nutrição de uma Universidade Federal. Métodos: Estudo de natureza descritiva exploratória com abordagem qualiquantitativa com 24 egressos. Abrangeu três etapas: envio de questionário online autoaplicável; realização de grupo focal; e identificação das percepções do grupo. Resultados: Responderam o questionário 21 egressos do sexo feminino com idade entre 20 e 24 anos. Cinco participaram do grupo focal. Dentre os resultados, foi destacado que temas emergentes e conteúdos ditos como básicos eram abordados de maneira insatisfatória, que a articulação dos conteúdos com outros conhecimentos era baixa e que as experiências extracurriculares foram pouco acessíveis e integradas ao currículo. Na opinião dos participantes, a densa carga horária do curso limita a complementação da formação com outras atividades e pode trazer prejuízos à saúde. Eles também apontam que, apesar da convivência com diferentes profissionais, o trabalho em equipes interdisciplinares ainda não é uma realidade. Por fim, relataram que existe uma grande lacuna entre o real perfil do nutricionista formado e o perfil que consta no Projeto Político Pedagógico do curso. Conclusão: A mudança curricular foi um processo importante e demonstra a sensibilidade da Universidade em se aperfeiçoar. Contudo, identifica-se necessidade de melhorias com relação ao conteúdo e estrutura curricular, nas metodologias de ensino-aprendizagem, na articulação do currículo com atividades complementares e na contextualização das disciplinas para que o perfil do profissional atenda às necessidades sociais de saúde e nutrição da população brasileira.

Palavras-chave


análise curricular; formação profissional do nutricionista; graduação em nutrição.

Referências


1. BRASIL. Ministério da Saúde. Ministério da Educação. Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde – Pró-Saúde: objetivos, implementação e desenvolvimento potencial. Brasília: Ministério da Saúde, Ministério da Educação, 2007.

2. COSTA, N.M.S.C. Revisitando os estudos e eventos sobre a formação do nutricionista no Brasil. Revista de Nutrição. Campinas, v.12, n.1, p.5-19, jan./abr., 1999.

3. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Proposta de alteração curricular do curso de bacharelado de Nutrição da Universidade de Brasília. Brasília, 2006.