Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A FORMAÇÃO DE ACS E AVS NO CONTEXTO DA IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Elomar Castilho Castilho Barilli, Ingrid D’avilla Freire Pereira, Vera Joana Bronstein, Vera Joana Bornstein, Marcia Raposo Lopes

Resumo


A Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS) tem como uma de suas primeiras iniciativas a formulação do Programa de Qualificação em Educação Popular em Saúde (EPS). O objetivo deste Programa é qualificar a atuação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) estimulando a construção de estratégias de mobilização social, promoção da saúde e da equidade. A estratégia inicial do Programa consiste na implementação de um curso com carga horária de 53 horas, subdivididas em quatro encontros presenciais e momentos de conexão virtual. Dentro deste processo educativo, uma das estratégias para avaliação e acompanhamento pedagógico é a pesquisa: “A Educação como Estratégia para a Implantação da Política de Educação Popular em Saúde: A formação de ACS e AVS”,  que visa investigar o processo de formação destes agentes, com vistas a contribuir com a ampliação do movimento de educação popular em saúde e com o processo de implantação da PNEP-SUS.  Além da utilização de questionários auto-aplicados, a  coleta de dados também prevê a observação participante, entendida como técnica de investigação social em que o observador tom parte, na medida em que as circunstâncias o permitam, das atividades, interesses e afetos de um grupo de pessoas (Haguette, 1987). Este resumo tem como objetivo apresentar os resultados da observação participante realizada no primeiro encontro presencial do curso no Estado do Rio de Janeiro. As categorias de análise utilizadas no roteiro da observação participantes foram: situações-limite no âmbito da saúde, iniciativas culturais locais, histórico dos territórios e espaços em que ocorre a Educação Popular em Saúde (EPS). Os resultados desta primeira observação indicam, por um lado, a ênfase no modelo de educação em saúde tradicional/bancário nas experiências relatadas pelos educandos, expressos por discursos como “passar” e “transmitir e informações”. Por outro lado, a EPS se apresenta como possibilidade para que os agentes sociais reflitam sobre sua realidade e cultura, fortalecendo os mecanismos de promoção da saúde comunitários.

Palavras-chave


Educação Popular em Saúde, Política de Educação Popular em Saúde, ACS, AVS

Referências


HAGUETTE T.M.F.Metodologias Qualitativas na Sociologia. Petrópolis: Vozes, 1987. 163p.