Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
POSSÍVEIS IMPACTOS DAS OFICINAS TERAPÊUTICAS NA FORMAÇÃO DISCENTE A PARTIR DO UNIVERSO DA DEPENDÊNCIA QUÍMICA
Renato Diniz Silveira, Carlos Alberto Pereira Pinto, Cláudia Maria Generoso, Allisson Vasconselos Oliveira, Fabiana Aparecida Pereira Santos, Marcos Vinícius Mendes Oliveira, Nataly Trevenzoli Rodrigues

Resumo


O Governo Federal vem implementando políticas que favoreçam o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), tal como viabilizar uma reorientação na formação profissional que atenda às necessidades referentes à saúde da população como um direito à cidadania. Nessa perspectiva, surgiram algumas estratégias de integração entre ensino e serviço, como o Programa de Educação pelo Trabalho (PET) em Saúde. Nesse contexto, apresentaremos um relato de experiência do subprojeto Oficinas Terapêuticas do PET-Saúde “Redes de Atenção” – Edital nº 14 de 08/03/2013 –, que acontece numa parceria entre a Prefeitura de Betim e a PUCMINAS junto aos serviços substitutivos de saúde mental do município. Ainda é uma realidade a precariedade de uma formação acadêmica voltada para uma lógica que focaliza o campo assistencial público como objeto privilegiado de transmissão de conhecimentos das práticas de cuidado. Associado a esse problema, situa-se também a dificuldade de inserção social das pessoas com sofrimento mental e dependência química. Dessa forma, a iniciativa de atividades coletivas voltadas para essas pessoas encontra-se ancorada nos princípios da Reforma Psiquiátrica. Neste relato, destacaremos a experiência de duas atividades coletivas na modalidade de oficinas terapêuticas. A escolha por essa modalidade se deve a seu grande potencial de inserção social e construção da cidadania dos usuários. Não obstante, acredita-se que tais ações podem provocar também efeitos expressivos na clínica, possibilitando assim a implicação dos pacientes no processo de tratamento. O subgrupo tutorial de aprendizagem é composto por um tutor, seis preceptores e doze alunos da PUCMINAS/Betim (três de cada curso, a saber: enfermagem, fisioterapia, medicina e psicologia). Os alunos estão inseridos na rede de saúde do município a fim de conhecer a prática no SUS e na rede de saúde mental. Assim sendo, as atividades acontecem com usuários do CAPS Álcool e outras Drogas (CAPS-AD) desde outubro de 2013, sendo conduzidas por quatro alunos e dois preceptores. Tratam-se, pois, de duas oficinas, uma de informática e outra de culinária, que visam o aumento da capacidade de contratualidade e interação social. Pretendemos, portanto, descrever e analisar o desenvolvimento, a dinâmica e os efeitos dessas oficinas na formação dos alunos e na vida dessas pessoas, incluindo a possibilidade de construção de novos vínculos de trabalho e participação social que cada usuário manifesta através de sua subjetividade.

Palavras-chave


Dependência Química; Oficinas Terapêuticas; Formação Discente

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental. Reforma Psiquiátrica e Política de Saúde Mental no Brasil. Conferência Regional de Reforma dos Serviços de Saúde Mental: 15 anos depois de Caracas. Brasília: Ministério da Saúde, 2005, 56 p.

 

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. Saúde Mental no SUS: as novas fronteiras da Reforma Psiquiátrica. Relatório de Gestão 2007 – 2010. Brasília: Ministério da Saúde, 2011, 106 p.