Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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SALA DE SITUAÇÃO DO MONITORAMENTO SES: UMA FERRAMENTA DE APOIO E GESTÃO DAS UPA’S 24H – SES/RJ E OSS
Tania Catarina Sobral Soares, Elson Santos de Oliveira

Resumo


Introdução: O monitoramento é um grupo formado por profissionais da área da saúde, que atuam em 05 unidades de gestão própria de UPA’s 24h, e 22 unidades gerenciadas atualmente por um novo modelo de administração por organização social (OSS). A proposta central de trabalho desta equipe é ser um elo facilitador entre as unidades e o nível central SES e OSS, com a proposta de promover uma interface junto as mesmas, proporcionando o atendimento e funcionamento de maneira plena para os seus usuários, além de intervir in loco nos problemas e/ou não conformidades observados durante a visita da equipe de Monitoramento, onde atuam de maneira a garantir a qualidade do fluxo assistencial, estrutural e organizacional, resultando em um atendimento adequado, seguro e humanizado. A atuação deste grupo ocorre em parceria com os gestores locais da unidade (Coordenação Médica, Rotina de Enfermagem e Gerente Administrativo) e com a gestão a nível central da SES e OSS, respeitando os limites de cada área de abrangência e propiciando a interseção das mesmas com a responsabilidade de garantir a proposta de um atendimento qualificado em consonância com as diretrizes da SES. Apesar do monitor atuar nas unidades diariamente, apontando as não conformidades e realizando sugestões de melhoria, faz se necessário que ao termino desses 30 dias haja um encontro com a gestão local e central SES/RJ e OSS, para que seja discutido os impeditivos das não conformidades assim como, apontar que tal estratégia sugerida ou criada em conjunto, está dando certo. A apresentação da sala de situação é feita em excel, onde as não conformidades que alimentam a sala, geram gráficos, que mostram os índices de não conformidades. Para as OSS estes servem como norteadores para as metas e os indicadores que a mesma tem que cumprir como rege o contrato de gestão com a SES/RJ. Para a SES/RJ, serve como norteador de avaliação dos terceirizados. Uma das propostas da Humanização, é a visita aberta e ampliada que contam como meta para OSS no contrato de gestão SES/RJ. Conclusão: A sala de situação por ser uma ferramenta nova de apoio a gestão, necessita de aprimoramento constante com revisões periódicas para que o trabalho desta equipe junto as unidades possa evoluir de maneira contínua e garantir sempre aos usuários um atendimento qualificado. A proposta da sala de situação é reforçar o vinculo entre OSS e SES/RJ, de maneira a propiciar uma discussão franca e producente sobre as necessidades da unidade de melhorias em seus distintos processos de trabalho, onde o atendimento qualificado e resolutivo devem sempre ser a ordem do dia. Deseja-se que as unidades aumentem sua autonomia no que se refere a resolução de suas necessidades, mantendo um dialogo franco, efetivo e resolutivo entre eles e com a monitoriamento SES/RJ. .

Palavras-chave


Humanizaçao;Gestao