Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO PRO/PET –REDE CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA ASSISTÊNCIA DO CAPSAD - ALAMEDA 
Maria Alice B. Silva, Andrea Cardoso, Francisco Ferandes

Resumo


O PRO/PET tem como proposta atuar na Rede de Álcool Crack e Outras Drogas de Niterói. Tem como um dos campos de pesquisa e formação pelo trabalho e ensino o Centro de Atenção Psicossocial-Alameda (CAPSad). Estamos no campo da Saúde, mas é imprescindível identificar e construir parcerias que possibilitem a utilização dos diferentes recursos nele existente, seja no campo da saúde ou não, mas que contribua para o acesso e cuidado dessa clientela de forma integral.Descrição do diário sombra: Os alunos na função de sombra participam das estratégias utilizadas para o acolhimento dos usuários. Uma delas é a promoção de grupos como o Espaço Saúde que tem por objetivo possibilitar espaços de reflexão e informação sobre saúde e outros temas caso sejam sugeridos pelos usuários.. Os alunos participam desta atividade visando à construção de vínculo com os usuários como também com os profissionais que compõe a assistência e coordenam esta atividade. Também foi neste espaço que os alunos elegeram o usuário. O usuário foi escolhido e os aluno fizeram o convite para que ele se incorporasse a pesquisa. A escolha por esse usuário se deu porque percebemos nele um grande interesse pelos temas abordados no Espaço Saúde. Por conta do tratamento ele encontra-se muito motivado em circular pela rede. A partir da proposta de investigação, construímos como proposta descrever como se dá o cuidado aos usuários de álcool e outras drogas em tratamento no CAPSad e os desdobramentos deste tratamento na vida do usuário. Os alunos identificaram um usuário dando início ao acompanhamento através da leitura do prontuário como uma primeira fonte de informações, afim de coletar dados que norteassem a pesquisa. A partir da análise documental puderam traçar parte da história de vida do usuário. Em relação ao processo de pesquisa como foi dito, este se dá de forma lenta e um dos fatores para isto é o desconhecimento por parte dos alunos em relação aos instrumentos de pesquisa, dinâmicas para abordagem com os usuários, com a equipe, discussão da bibliografia mínima para contextualizar o campo que está chegando, conhecimento e aplicação de métodos de registro de dados. Como são alunos no início da graduação muitos nos trazem questionamentos sobre o perfil do profissional da área que escolheu e o que poderia contribuir para o trabalho. Sobre a saúde mental e a problemática álcool e drogas trazem “na bagagem” os pré-conceitos, muitas interrogações sobre a redução de danos e também em relação à problemática da dependência química, o manejo terapêutico na lida com os usuários, ou seja, a forma como é realizado o tratamento, participação em grupos, entrevistas, acompanhamento individual.Portanto percebemos a partir dos relatos dos alunos que esta experiência está provocando nesse primeiro momento, estranheza, curiosidade, questionamentos, para quem sabe no futuro produzir algum reposicionamento diante do imaginário social que cada um traga consigo.

Palavras-chave


interdisciplinaridade; acesso;estigma

Referências


PROJETO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PELO TRABALHO PARA A SAÚDE - PET- SAÚDE/SAÚDE MENTAL - CRACK, ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NITERÓI – ANO LETIVO 2011.

Política de Álcool e outras drogas e Plano Integrado de Enfrentamento ao CRACk e outras drogas do Ministério da Saúde 2001.

Lei 10.216 - Sobre os direitos dos usuários da SM

[1] O Centro de Atenção Psicossocial para usuários de alcool e outras drogas- Alameda: Inaugurado ha 10 anos no Município de Niterói sendo a referência para o território.