Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A VISITA DOMICILIAR COMO IMPORTANTE FERRAMENTA NA VIGILÂNCIA À SAÚDE
Bruno Araújo da Silva Dantas, Andrea Tayse de Lima Gomes, Micheline da Fonseca Silva, Márjorie Dantas Medeiros Melo, Gabriela de Sousa Martins Melo, Gilson de Vasconcelos Torres

Resumo


Caracterização do problema: A Estratégia Saúde da Família (ESF) foi criada com o propósito de atender o indivíduo e a família baseando-se na integralidade, tendo como principal objetivo a reorganização assistência, visando à família, seu ambiente físico e social. Incluída nas ações da ESF, a visita domiciliar propõe a promoção de medidas preventivas por meio do conhecimento do contexto familiar. Ela objetiva prestar assistência voltada para a proteção, promoção e prevenção, utilizando-se de uma abordagem interpessoal e educacional. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de um discente de enfermagem, em uma visita domiciliar, no campo prático dos estágios da graduação. Descrição da experiência: Visita domiciliar, realizada na ESF para matrícula de recém-nascido no sistema de nascidos vivos e acompanhamento de parturiente, na cidade de Natal-RN, ocorrida no período de estágios da disciplina Atenção Integral III do curso de enfermagem, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, entre Outubro e Novembro de 2013. A visita foi realizada pelo aluno com o acompanhamento de um Agente Comunitário de Saúde e do docente da disciplina, havendo também o consentimento da usuária que foi visitada. Efeitos alcançados: Foram detectados os fatores socioeconômicos presentes no ambiente familiar, potencialmente predisponentes à falta de conhecimento sobre os aspectos clínicos da gravidez, do período pós-parto, e das alterações fisiológicas comuns à mãe e ao recém-nascido. A partir dessa observação, foi dialogado sobre a prevenção da anemia materna, por meio da suplementação do ferro, além dos cuidados gerais ao neonato, como a importância da higienização, vacinação, amamentação, além da prevenção de acidentes domésticos, importante fator de risco para a mortalidade infantil. A inserção do aluno no ambiente familiar da usuária favoreceu o vínculo interpessoal com a mesma, atentando para a relevância da visita como ferramenta essencial na vigilância à saúde. Recomendações: Percebe-se a importância da visita domiciliar diante das barreiras encontradas entre a população e os serviços de saúde, servindo de fonte de informações sobre a comunidade, transparecendo uma relação intensiva entre o usuário e o serviço. Porém, é importante ressaltar a desproporção entre o número de profissionais e o de usuários, o que acarreta na falta de assistência de muitas famílias, que passam a não dispor dessa atenção, tornando-se mais vulneráveis aos agravos da saúde.

Palavras-chave


Serviços de Assistência Domiciliar; Serviços de Saúde; Vigilância à saúde

Referências


1- DRULLA, A. G.; ALEXANDRE A. M. C.; RUBEL F. I.; MAZZA, V. A. A visita domiciliar como ferramenta ao cuidado familiar. Cogitare Enferm., v. 14, n. 4, p. 667-74, 2009.