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EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO MULTIPLICADORES: CÍRCULO DE CULTURA COM ESCOLARES SOBRE O TRATAMENTO DA HANSENÍASE
Resumo
Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que se tornou um grande problema de saúde pública no país. O Brasil é o maior responsável pela endemia da hanseníase no continente americano (37.610 casos em 2009). A escola tem um papel muito importante no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, pois ela permite que eles aprendam tanto em sala de aula com os professores, quanto com os próprios colegas da turma no dia a dia, além de apresentar-se como agente de socialização, exercendo profunda influência no desenvolvimento social dos estudantes². Sendo a escola um ambiente propício para mais aprendizado e trocas de conhecimento, foi utilizada como metodologia da ação educativa a abordagem de Paulo Freire de Círculos de Cultura. Objetivos: Mostrar a importância da educação em saúde na formação de jovens como multiplicadores e relatar as percepções e experiências adquiridas por eles durante a participação do circulo de cultura sobre o tratamento da hanseníase. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 24 adolescentes escolares matriculados em uma Escola Estadual de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Resultados: Ao iniciar o círculo de cultura, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tratamento da hanseníase, e através disso pôde-se notar que poucos sabiam a respeito. Eles tinham algumas dúvidas, e a principal delas foi em relação à distribuição do medicamento. Depois de exporem suas ideias foi realizado um segundo momento, onde deu-se início à apresentação da temática através de um material norteador, álbum seriado, onde ocorreram as trocas de ideias e esclarecimento de dúvidas sobre a temática. Conclusão: Resultados positivos foram obtidos com a participação dos escolares, devido a uma aceitação e captação do conhecimento a ser multiplicado. No início do círculo, eles mostram pouco conhecimento a respeito do tratamento da hanseníase, trazendo dúvidas de como era realizado e oferecido à população. No fim eles se tornaram capazes de fornecer informação sobre o tratamento correto, mostrando que com a educação em saúde nas escolas, podemos aumentar o número de multiplicadores, ajudando a disseminar o conhecimento, contribuindo para evitar novos casos da doença e complicações tardias, ajudando assim no controle da doença.
Palavras-chave
Educação; Saúde; Hanseníase
Referências
(1) World Health Organization. Global leprosy situation. Wkly Epidemiol Rec. 2010;85(35):337-48.
(2) WHALEY; WONG. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. Editora: Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,1999.