Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA FORMAÇÃO MULTIPLICADORES: CÍRCULO DE CULTURA COM ESCOLARES SOBRE O TRATAMENTO DA HANSENÍASE
Nayane Karolline Feitosa de Lira, Tallita de Almeida Albuquerque, Thaysa Pires Ferreira Amaral Ribeiro, Mariza Hirschle Tavares Cordeiro, Augusto Fernando Santos de Lima, Liliane Kelly Teodósio Santos da Silva, Amanda Araujo das Mercês, Estela Maria Leite Meirelles Monteiro

Resumo


Introdução: A hanseníase é uma doença infectocontagiosa que se tornou um grande problema de saúde pública no país. O Brasil é o maior responsável pela endemia da hanseníase no continente americano (37.610 casos em 2009). A escola tem um papel muito importante no processo de aprendizagem das crianças e adolescentes, pois ela permite que eles aprendam tanto em sala de aula com os professores, quanto com os próprios colegas da turma no dia a dia, além de apresentar-se como agente de socialização, exercendo profunda influência no desenvolvimento social dos estudantes². Sendo a escola um ambiente propício para mais aprendizado e trocas de conhecimento, foi utilizada como metodologia da ação educativa a abordagem de Paulo Freire de Círculos de Cultura. Objetivos: Mostrar a importância da educação em saúde na formação de jovens como multiplicadores e relatar as percepções e experiências adquiridas por eles durante a participação do circulo de cultura sobre o tratamento da hanseníase. Metodologia: Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 24 adolescentes escolares matriculados em uma Escola Estadual de Pernambuco, localizada no município de Camaragibe, na região metropolitana do Recife. Resultados: Ao iniciar o círculo de cultura, foi realizada uma sondagem dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tratamento da hanseníase, e através disso pôde-se notar que poucos sabiam a respeito. Eles tinham algumas dúvidas, e a principal delas foi em relação à distribuição do medicamento. Depois de exporem suas ideias foi realizado um segundo momento, onde deu-se início à apresentação da temática através de um material norteador, álbum seriado, onde ocorreram as trocas de ideias e esclarecimento de dúvidas sobre a temática. Conclusão: Resultados positivos foram obtidos com a participação dos escolares, devido a uma aceitação e captação do conhecimento a ser multiplicado. No início do círculo, eles mostram pouco conhecimento a respeito do tratamento da hanseníase, trazendo dúvidas de como era realizado e oferecido à população. No fim eles se tornaram capazes de fornecer informação sobre o tratamento correto, mostrando que com a educação em saúde nas escolas, podemos aumentar o número de multiplicadores, ajudando a disseminar o conhecimento, contribuindo para evitar novos casos da doença e complicações tardias, ajudando assim no controle da doença.

Palavras-chave


Educação; Saúde; Hanseníase

Referências


(1) World Health Organization. Global leprosy situation. Wkly Epidemiol Rec. 2010;85(35):337-48.

(2) WHALEY; WONG. Enfermagem pediátrica: elementos essenciais à intervenção efetiva. Editora: Guanabara Koogan. Rio de Janeiro,1999.