Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SUICÍDIO NA UERJ: SUAS EXPRESSÕES NAS REDES SOCIAIS DA INTERNET
Rachel Alonso de Azevedo

Resumo


A ideia de realização deste trabalho de pesquisa surgiu a partir da minha vivência como pedagoga do Projeto de extensão ‘UERJ pela Vida’. O projeto tem como um de seus objetivos principais desenvolver pesquisa sobre a temática do suicídio, buscando promover ações de prevenção, especialmente, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Ao entrar no Projeto UERJ pela Vida, no início de outubro de 2012, percebi que, apesar da gravidade do problema, o tema 'suicídio' ainda é tratado como um grande tabu social, impossibilitando a discussão sobre a temática dentro dos muros da universidade. Essa falta de divulgação sobre o assunto vai de encontro às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza, justamente, a difusão de medidas preventivas sobre a prevenção do suicídio nas mídias. (OMS, 2000). De qualquer forma, mesmo com as publicações da OMS (2000) sobre a importância da divulgação preventiva sobre o suicídio, as mídias de massa (televisão, rádio, jornais etc.) continuam evitando a temática que, em contrapartida, tem encontrado espaço crescente nas mídias sociais (facebook, blogs etc.). A partir desse contexto, o presente trabalho de pesquisa teve a intenção de analisar os discursos e interações estabelecidos no Facebook, mais especificamente no perfil UERJ da Depressão, sobre a temática do suicídio na Universidade do Estado do Rio de janeiro – UERJ. Para isso, foram estudados os relatos dos participantes do perfil em sete postagens sobre os eventos de suicídio na UERJ. Ao analisar o conteúdo dos discursos e o nível de interação (comentários, “curtidas” e compartilhamentos) estabelecido pelos participantes, a pesquisa assumiu um caráter qualitativo baseado na análise do conteúdo. Os resultados encontrados mostraram que as mídias sociais têm sido essenciais no alcance de um público bastante significativo para a discussão de medidas preventivas sobre o suicídio. Acreditamos, portanto, que as mídias sociais têm um papel importantíssimo dentro dos espaços escolares e universitários, pois promove o debate, a discussão de ideias e a disseminação de saberes. Nesse contexto, é necessário que educadores e instituições de ensino se preocupem com as discussões que seus alunos “levam” para a rede e saibam aproveitar esses espaços promover o debate e a troca de conhecimentos, principalmente, quando a discussão envolve um tema tão grave quanto o suicídio.

Palavras-chave


Suicídio, Redes Sociais, Universidade

Referências


- BERTOLOTE, J. M. O suicídio no Mundo. Revista Debates Psiquiatria Hoje. Org:ABP: Associação Brasileira de Psiquiatria. Rio de Janeiro, ano 2, n.1, jan.-fev. 2010.

- BERTOLOTE, J. M. Suicídio, modo de evitar. Folha de S. Paulo, junho, 2013. Disponível em:<http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/1262328-suicidio-modo-de-evitar.shtml>Acesso em 6/6/2013.

- BOTEGA, N. J. et. al. Prevenção do comportamento suicida. Revista Psico. PortoAlegre, PUCRS, v. 37, n.3, p. 213-220, set.-dez. 2006.

- BOTEGA, N. J. et al.. Prevalências de ideação, plano e tentativa de suicídio: uminquérito de base populacional em Campinas, São Paulo, Brasil. Caderno de SaúdePública. Rio de Janeiro, dez. 2009.

- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Prevenção do suicídio: um manualpara profissionais de saúde em atenção primária. Genebra: OMS, 2000. Disponível em: <http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.4_por.pdf> Acesso em20/05/2013.

- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Prevenção do Suicídio: Um Manualpara Profissionais da Mídia. Genebra: OMS, 2000. Disponível em:<http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.2_por.pdf> Acesso em23/05/2013.

- ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS). Prevenção o Suicídio: Manual paraProfessores e Educadores. Genebra: OMS, 2000. Disponível em:<http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.3_por.pdf> Acesso em20/05/2013.

- TRIGUEIRO, A. Suicídio, problema oculto na saúde pública: papel da mídia noesclarecimento. In: MINISTÉRIO DA SAÚDE. Violência faz mal à saúde. Brasília:Editora MS, 2004.