Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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TELESSAÚDE BRASIL REDES: AURORA-CE CONECTADA NESSA IDÉIA
Petrúcya Frazão Lira, Grayce Alencar Albuquerque, Marcos Vinícios Ferreira da Cunha, Rafaela Quezado Tavares Macedo

Resumo


Caracterização do problema: Tendo respaldo pela Portaria Ministerial N 35, de 04 de janeiro de 2007, que institui o Programa Nacional do Telessaúde, com o objetivo de desenvolver ações de apoio à assistência à saúde e sobre tudo de educação permanente de Saúde da Família, visando à educação para o trabalho e, na perspectiva de mudanças de práticas de trabalho, que resulte na qualidade do atendimento da Atenção Básica do SUS. Conhecendo as dificuldades enfrentadas pelos municípios de pequeno porte devido à distância dos grandes centros, a baixa remuneração dos profissionais para continuar na educação permanente e dificuldade de liberação por parte dos Gestores, o serviço do Telessaúde vem fortalecer não somente a melhora do atendimento a população bem como qualificar o profissional em seu local de trabalho e estimular o processo contínuo de aprendizagem. Objetivo: fornecer a população o trabalho de duas ferramentas importantes que agrega ensino e serviço por meio de teleassistência e teleducação. Descrição da experiência: O município de Aurora-Ce em 2008, recebeu um aparelho de eletrocardiograma e adquiriu um computador com recursos próprios, pois entendia a importância de participar como teste piloto dessa ação, realizando desta forma os exames e enviando on-line para os especialistas nas regiões longínquas do sul e do sudeste, sendo muitas vezes emitido os laudos em tempo real. Conseguimos ser uma dos primeiros municípios do Estado a realizar o teste piloto e fornecer a população um serviço rápido, confiável e de qualidade. Para complementar o fortalecimento das ações junto ao Telessaúde o município contratou médicos especialistas (cardiologista e dermatologistas) que puderam trabalhar em parceria com os profissionais atuantes no programa, tirar dúvidas, confrontar idéias e estudar novos casos. Tercendo aprimorar a melhor estratégia, aumentamos o link da internet, capacitamos junto ao Estado profissionais de nível médio para realizar o envio das informações e participamos de todas as capacitações de nível superior através das vídeos-conferências inclusive com a participação da Equipe da Atenção Básica. Obtivemos através do Governo do Estado do Ceará e da 19 CRES Regional de Brejo Santo o reconhecimento por participar de todas as atividades junto ao Telessaúde. Efeitos alcançados: Vivenciamos ao longo desses quatro anos alguns desafios como estimular o profissional participar de forma contínua na educação permanente e estimular a desenvolver produções científicas na descoberta dos agravos à saúde. Também é de grande destaque os avanços alcançados em parceria com os serviços do telessaúde: melhoria da qualidade do atendimento ao paciente, resultados de exames rápidos resultando resolutividade dos problemas, redução de danos e o tempo de deslocamento, custos minimizados, maior agilidade do atendimento e otimização do recurso.

Palavras-chave


Gestão em informática, Telessaúde e Educação Permanente