Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS DE CRIANÇAS COM DIABETES TIPO 1 E AS ORIENTAÇÕES NA CONSULTA DE ENFERMAGEM
Mônica Fátima Ferreira Rocha, Viviane Peixoto dos Santos Pennafort, Maria Veraci Oliveira Queiroz, Amanda Newle Sousa Silva

Resumo


Objetivou-se descrever as características clínicas de crianças com diabetes mellitus tipo1 e as orientações de enfermagem para o autocuidado. Trata-se de um estudo descritivo, na abordagem quantitativa. A coleta das informações foi realizada em um Centro de Referência de atenção secundária do SUS, especializado no tratamento de diabetes mellitus e hipertensão, localizado na cidade de Fortaleza-CE. O período de coleta foi de maio a julho de 2013. Participaram 20 crianças em idade escolar (7 a 11 anos) com diabetes mellitus tipo 1 e seus respectivos responsáveis legais. Para coleta de dados foi utilizado um instrumento previamente elaborado considerando as variáveis relacionadas às informações clínicas. As principais complicações relacionadas ao adoecimento e terapêutica foram: dor na aplicação da insulina e verificação da glicemia, hipoglicemia, hiperglicemia, cetoacidose diabética seguida de lipodistrofia. As orientações para o autocuidado enfatizaram principalmente os cuidados no controle glicêmico e insulinoterapia. Conclui-se que o estudo foi relevante na identificação dos riscos e principais complicações relacionadas ao adoecimento e terapêutica, sendo possível destacar alguns cuidados no controle glicêmico.

Palavras-chave


Diabetes Mellitus Tipo1. Insulinoterapia, Autocuidado.

Referências


BRASIL, Resolução 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Plenário do Conselho Nacional de Saúde. Brasília, DF, 12 de dez. de 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde Cadernos de Atenção Básica - Diabetes Mellitus, Brasília, 2006, n.16, p.56.

GROSSI, S.A.A.; PASCALI, P.M. Cuidados de Enfermagem em Diabetes Mellitus.  Departamento de Enfermagem da Sociedade Brasileira de Diabetes. Itapevi, SP: A.C. Farmacêutica, 2011, 180p.

MARTINS, E.M.C.S.; ATAÍDE, M.B.C; SILVA, D.M.A.; FROTA, M.A. Vivência de mães no cuidado à criança diabética tipo1.Rev Rene. 2013; v.14, n.1, p. 42-9.

ZANETTI M.L, BIAGG M.V, SANTOS M.A, PÉRES D.S, TEIXEIRA C.R.S. O cuidado à pessoa diabética e as repercussões na família. Rev Bras Enferm, 2008; mar-abr; v.61, n.2, p.186-92.