Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
O ESTUDO DO TERRITÓRIO EM SAÚDE A PARTIR DO DIAGNÓSTICO SITUACIONAL: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA PELOS ACADÊMICOS DE MEDICINA
Beatriz Maria Villar de Carvalho, Luana de Carvalho Viana Corrêa, Ayslanne Medeiros de Oliveira, Luívia Fragoso de Barros, Amanda Silveira de Carvalho Dantas, Andrezza Milet Alves, Cleidiane Araújo de Carvalho, Daniela Cristina Moreira M. de Figueiredo, Thales José Macêdo Figueirêdo

Resumo


Caracterização do problema: Diversas são as necessidades apresentadas por um indivíduo ou uma comunidade, haja vista o fenômeno complexo que trata o processo saúde-doença. Contudo, percebe-se ainda uma prática de trabalho em saúde voltada apenas para ações curativas, sem avaliação e planejamento, e com pouco enfoque no estudo do território e das necessidades da população pertencente ao mesmo. Um dispositivo bastante útil para análise ampliada da situação de saúde e do trabalho desenvolvido no âmbito da atenção primária é o diagnóstico situacional. Nesse sentido, este estudo apresenta a experiência vivenciada pelos acadêmicos do primeiro período de medicina, no módulo de Atenção em Saúde I, no eixo integração, ensino, serviço e comunidade da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, no período de agosto a novembro de 2013 no território da Penha, localizado no município de João Pessoa - PB. Descrição da experiência: Inicialmente foram realizadas visitas ao território e conversas com informantes-chave de modo a conhecer suas divisões, a história da comunidade, organização da Unidade de Saúde da Família (USF), perceber as vulnerabilidades bem como as diversas dimensões de acessibilidade (econômica, cultural, organizacional e geográfica). A seguir, os acadêmicos tiveram acesso a diversos dados oriundos de sistemas de informações, sendo possível o cálculo dos indicadores de saúde e uma melhor caracterização dos determinantes sociais. Efeitos alcançados: Com a experiência foi possível analisar a situação de saúde, correlacioná-la com o processo de trabalho da equipe e, a partir de referencial teórico, sugerir intervenções para o enfrentamento dos problemas encontrados. O estudo permitiu reconhecer a importância de dados fidedignos para produzir intervenções oportunas. Recomendações: O estudo do território permitiu aos acadêmicos produzir o senso crítico referente a situação de saúde de uma população, a partir das vivências teóricas e práticas. Todavia, esbarra-se ainda com a dificuldade no acesso aos dados atualizados. Assim, acredita-se que o estímulo ao trabalho orientado em saúde, torna-se um grande determinante para superar este problema e produzir transformações na realidade das comunidades e das práticas em saúde.