Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES EM TRD- HIV E TRT-SÍFILIS NA REGIÃO DA BAIXADA LITORÂNEA DO RJ
Kyra Vianna Alochio, Sandra Lucia Filgueiras, Monica Gouvea Vilella

Resumo


Descrição do Problema: O diagnóstico precoce do HIV influi na qualidade de vida de quem vive com o vírus e também ajuda na redução de sua transmissão. A Sífilis, embora tenha cura, ainda representa significante prevalência e sua transmissão vertical constitui um grave problema de saúde pública no Brasil. Neste sentido, a implantação dos testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV e triagem de Sífilis (TRD- HIV e TRSífilis) em serviços públicos de saúde é uma diretriz do Ministério da Saúde, para qualificação e ampliação do acesso da população brasileira ao diagnóstico precoce destes agravos. No Estado do Rio de Janeiro (RJ) esta diretriz tem sido aplicada pela Gerência de DST/AIDS e pelo Laboratório Central Noel Nutels – LACEN por meio de Oficinas para a formação de Multiplicadores em TRD- HIV e TRSífilis, com o intuito de formar, além de executores e aconselhadores, multiplicadores. A formação de multiplicadores visa garantir a qualificação dos profissionais da ponta, de forma que estes formem novos executores dos testes e aconselhadores, difundindo regionalmente o conhecimento construído nas oficinas. Descrição da experiência: Participei desse processo na qualidade de aluna da oficina TR/HIV/Sífilis realizada nos dias 16,18 e 19 de Julho na Região da Baixada Litorânea (BL) e 30 de Agosto no RJ. Os temas foram trabalhados através de dinâmicas, exposição dialogada e momentos de prática. As oficinas me propiciaram reflexão sobre as diversas situações que precisamos enfrentar para lidar com estas patologias. Permitiram meu aprendizado não apenas pela condução dos mediadores como pela oportunidade de interagir com outros profissionais da região. Em apenas um ponto avalio que existiu certo conflito entre a proposta e as diretrizes de Educação Permanente em Saúde (que pressupõem aprendizagem significativa): na expectativa e tensão atribuída a qualquer processo de avaliação final de curso. Efeitos alcançados: O processo vivenciado foi positivo principalmente por ter promovido aproximação e troca de experiências entre profissionais que atuam na região, nos preparando para a atenção qualificada. Recomendações: Essa formação deve ser acompanhada de forma a verificar: a) Se o investimento estadual e municipal na formação de multiplicadores pode ser relacionado à melhoria do acesso da população ao TRD; b) Quais fatores influenciam a operacionalização/disseminação dos conhecimentos no âmbito municipal pelos multiplicadores formados nas oficinas estaduais.