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A EDUCAÇÃO NUTRICIONAL COMO PRINCÍPIO BÁSICO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Quando chegam à instituição de educação infantil, as crianças querem saber se haverá merenda. Muitos professores ficam contrariados com isso, afinal estão ali para ensinar coisas novas e não para fornecer refeições. Mas não é bem assim. Para aprender coisas novas é necessário fazer muito esforço. As crianças brincam, correm se divertem e, além disso, estão em crescimento, por isso o alimento é tão importante. É preciso estar atento ao que as crianças comem diariamente e instruí-las a consumirem alimentos saudáveis. Daí o papel da educação infantil em fazer com que as crianças conheçam e apreciem bons alimentos. Segundo pesquisas divulgadas pelo IBGE, o número de crianças acima do peso no Brasil já é proporcionalmente igual ao dos Estados Unidos, o país com a maior população obesa do planeta em que uma em cada três crianças esta acima do peso. Por isso "é importante desde o final do aleitamento materno exclusivo a criança ser apresentada a maior variedade possível de alimentos" orienta a nutricionista Elisabetta Recine da Universidade de Brasília. Mas como falar de uma dieta rica em nutrientes para crianças pequenas cada vez mais atraídas por produtos industrializados que chamam a atenção pelo jogo de marketing? "A alimentação saudável tem que ser um presente e não uma punição" afirma a nutricionista. Assim, o Programa Saúde na Escola atua nas turmas de educação infantil levando informação sobre alimentação saudável de forma lúdica, porém dando início à educação formal que se diferencia da educação familiar, que por vezes desconhece ou não cria bons hábitos alimentares. Portanto iniciaram-se as atividades com um teatro de educação nutricional com fantoches, em seguida uma atividade dançante com o vídeo Rock das Frutas da turma do Seu Lobato e finalizando Fazendo e apreciando uma salada de frutas. Para que o trabalho realmente atinja seu objetivo maior que é promover a alimentação saudável desde a educação infantil, é necessário que as informações cheguem tanto à comunidade escolar quanto à família. Por isso são realizadas palestras para professores, funcionários e familiares sobre educação nutricional pela equipe de nutricionistas que já acompanham a merenda escolar. A receptividade e a funcionalidade das ações foram essenciais para a continuidade do projeto. É importante que as políticas públicas voltadas à educação infantil coloquem em primeiro plano a educação nutricional como base de desenvolvimento integral da criança.
Palavras-chave
Alimentação saudável, Educação Infantil, Atividade lúdica.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, SEF\COEDI. Política Nacional de Educação Infantil. Brasília, 1994.
Livro de estudo\Mindé Badauy de Menezes e Wilsa Maria Ramos, organizadoras. -Brasília, MEC. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação a Distância, 2005. 130p (Coleção PROINFANTIL; Unidade 1)
www.saude.gov.br Acesso em 09 de Dezembro de 2013