Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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NOVAS TRILHAS EM SERGIPE: COMITÊ ESTADUAL DE EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR
Maria Cecilia Tavares Leite, Kátia Maria Menezes de Aragão, Luiz Claudio Barreto Soares

Resumo


O trabalho objetiva sistematizar, numa perspectiva crítica- dialógica, o processo de construção do Comitê Estadual de Promoção da Equidade e Educação Popular em Saúde de Sergipe, desenhado como novo espaço de cogestão e participação popular, que, desde o seu início, contou com a participação dos sujeitos diretamente implicados com as políticas de equidade e educação popular no nível local. As discussões que marcaram o processo de construção coletiva do comitê incluíram temas como iniquidades, determinação social da doença, vulnerabilidade social, participação popular, gestão democrática, cogestão e papel do comitê. O contexto local, apesar de apresentar avanços na área ainda é marcado pelas iniquidades sociais e pela necessidade de consolidação e ampliação do acesso universal e da gestão democrática com efetiva participação popular, o que alimentou as discussões deslanchadas e mobilizou os sujeitos coletivos. A operacionalização da ação iniciou quando, em janeiro de 2013, a Secretaria Estadual de Saúde instituiu a referencia técnica para as áreas de Promoção da Equidade e Educação Popular que viabilizou a criação do GT Pró Comitê e conseguiu imprimir a marca da horizontalidade e do dialogo. Neste espaço aconteceram oficinas e encontros com todos os segmentos e instituições mobilizadas, durante os meses de fevereiro a setembro de 2013, com o objetivo de viabilizar a legitimidade das representações, construir a proposta do Comitê, que foi instituído formalmente durante o I Seminário de Políticas de Equidade e Educação Popular, também desenhado pelo GT e que contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas entre trabalhadores, gestores e movimentos sociais. Nesse momento reafirmou-se o acerto da forma horizontal de construção do Comitê e foi institucionalizado esse novo espaço de diálogos e encontros que deve contribuir, efetivamente, com a construção das políticas de Equidade e Educação Popular em Sergipe. Atualmente o comitê avança na construção de espaços coletivos dialogados para a construção do seu regimento interno e na construção de agenda para 2014.

Palavras-chave


Participação; Equidade; Educação Popular.