Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTERFACE ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DA FAMÍLIA - UFPE
Alamisne Gomes da Silva, Bruna Fernanda Alves de Oliveira, Flávia Vieira Lopes de Oliveira, Lyvia Maria Ferreira de Aquino, Maria Irislane Souza Melo

Resumo


Caracterização do problema: A saúde da criança está diretamente relacionada com o ambiente físico e o clima emocional da escola que frequenta, do lar em que vive e da comunidade que habita. O Programa de Saúde na Escola (PSE) é uma estratégia que reforça a prevenção à saúde dos alunos através da parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação. A implantação do PSE na Escola Diná de Oliveira localizada no bairro da Iputinga, Recife-PE, permitiu perceber em conjunto com as Equipes de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma alta demanda de encaminhamentos de crianças para os profissionais dessas equipes. Os alunos da escola apresentaram problemas relacionados à dificuldade de relacionamento interpessoal, cuidados deficientes quanto à higiene, dificuldade de aprendizagem, comportamentos que expressam violência e contato com drogas. A solução para minimizar os problemas encontrados, foi a criação de um grupo denominado Educação Saudável, oferecido pelas Residentes Multiprofissionais em Saúde da Família da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Descrição da experiência: Para início das atividades foram realizadas reuniões com professores, gestores da escola, residentes e profissionais de saúde da família, onde foram discutidas as temáticas e o cronograma das ações a serem desenvolvidas. Os encontros ocorreram durante 2 meses, uma vez por semana, nos turnos da manhã e tarde, com todos os alunos do 5° Ano, com faixa etária entre 11-14 anos. As temáticas abordadas foram: Conhecer o contexto social dos alunos; Família; Higiene; Prática de atividade física; Saúde bucal; Respeito, Prevenção da violência e Convivência social. Para realização das atividades foram utilizadas dinâmicas de grupo, rodas de conversa, atividades lúdicas, expressão corporal, exposição de vídeos e material didático produzido pelas residentes. Efeitos alcançados: Verificou-se por meio de avaliações, absorção dos assuntos abordados, demonstração de satisfação de todos os envolvidos com as atividades de saúde, melhor desenvoltura dos alunos e boa formação de vinculo com as facilitadoras. RECOMENDAÇÕES Esta proposta dirigiu-se para o contexto da integralidade do cuidado e reveste-se como importante estratégia para o reconhecimento da criança como sujeito de direitos e possibilita que ela se desenvolva com todo seu potencial.

Palavras-chave


Saúde; Criança; Educação

Referências


MARCONDES, Ruth Sandoval. Educação em saúde na escola. Rev. Saúde Pública [online]. 1972, vol.6, n.1, pp. 89-96. ISSN 0034-8910.

BRASIL. Ministério da Saúde a Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde na escola/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2009.