Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
UMA REFLEXÃO ACERCA DAS PERCEPÇÕES QUE ENGLOBAM A POLÍTICA DE PROMOÇÃO DA SAÚDE
Angela Maria Gomes, Denise Finger, Jéssica Daniela Schroder, Alessandra Regina Muller Germani

Resumo


Introdução: No Brasil o movimento de remodelação da assistência à saúde primária se deu a partir da década de 70, com a Reforma Sanitária, através da qual se buscou a formulação, implementação e concretização de políticas de promoção, proteção e recuperação da saúde. No entanto, atualmente a consolidação dessas estratégias se apresenta como desafio a ser superado por todos os setores e atores do processo de saúde. Objetivo: Para tanto, o presente trabalho tem por si o objetivo de relatar os resultados acerca de uma pesquisa bibliográfica realizada pelo grupo de estudos MovESUS, com o principal intuito de realizar uma reflexão-crítica sobre o conceito de promoção da saúde e prevenção de doenças, como se deu a relação da mesma junto com a criação do Sistema Único de Saúde no Brasil e qual a melhor maneira de traduzi-la em práticas coerentes no cotidiano da atuação profissional do enfermeiro. Metodologia: Consiste em uma revisão bibliográfica realizada no primeiro semestre de 2013, em bases de dados eletrônicos online e gratuitos utilizando-se dos descritores “SUS”, “promoção da saúde” e “enfermagem”. Resultados: Ao final desta pesquisa foi possível identificar três grandes grupos temáticos de debates, sendo eles: rediscutindo o conceito de promoção da saúde, contextualização da promoção da saúde dentro cenário brasileiro e a promoção da saúde e a enfermagem brasileira. Assim como o conceito de saúde o conceito de promoção da saúde também é bem amplo, ultrapassando os limites do setor saúde, o que a torna uma estratégia desafiadora. No Brasil, a política de promoção da saúde tem se proposto à buscar atingir muitas metas, porém, a dificuldade da efetivação dessas metas é agravada por alguns fatores socioeconômicos encontrados em nosso país como a desigualdade social, regional e cultural. Conclusão: A promoção da saúde é uma estratégia de produção de saúde que deve estar vinculada às demais políticas, bem como ser realizada por uma equipe multiprofissional, visando atender as necessidades da população a partir dos princípios e diretrizes do SUS. Entretanto algumas dificuldades ainda barram a efetivação desta prática, como as desigualdades sociais existentes no território nacional e a deficiência encontrada na formação acadêmica. Percebe-se, portanto, a necessidade de transformações no sistema de ensino e assistência relacionada à promoção de saúde, reforçando a importância da prática assistencial ainda na vida acadêmica.

Palavras-chave


Promoção da saúde; Enfermagem; Revisão integrativa.

Referências


  1. Ministério da Saúde (BR). As Cartas de promoção da saúde. Série B: Textos Básicos em Saúde. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 2002. p.7-33.
  2. Ministério da Saúde (BR). Politica Nacional de promoção da saúde. Brasília. p. 3-38.
  3. Duarte, R. Pesquisa qualitativa: reflexões sobre trabalho de campo. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 115, p. 139-154, mar. 2002.
  4. Carvalho SR. Saúde coletiva e promoção da saúde: sujeito e mudança .São Paulo: Editora Hucitec; 2005. Resenha de: Barroso MGT. Aspectos metodológicos de investigação. Cad. Saúde Pública, v.23 n.1; p241-246, jan, 2007.
  5. Carvalho AI. Princípios e prática da promoção da saúde no Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.24, n.1; p.4-5, jan, 2008.
  6. Tesser CD, Garcia AV, Vendruscolo C, Argenta CE. Estratégia saúde da família e análise da realidade social: subsídios para políticas de promoção da saúde e educação permanente. Ciencia e Saúde Coletiva. v.16 n11. p.4295-4306. 2011.
  7. Rabello LS. Promoção da saúde: a construção social de um conceito em perspectiva comparada. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2010. 228p. Resenha de: Tavares MFL. 2011.
  8. Silva KL, Sena RR, Grillo MJC, Horta NC, Prado PMC. Educação em enfermagem e os desafios para a promoção de saúde. Rev Bras Enferm, 2009 jan-fev; 62(1):86-91. Acesso em 16 de maio de 2013. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/reben/v62n1/13.pdf.
  9. Dias HP. 8a Conferência Nacional de Saúde: saúde como direito de todos e dever do estado[internet]. Portal da Saúde; 1986 março [acesso em 01 jul 2013]. Disponível emhttp://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/8_CNS_Saude%20como%20direito%20de%20todos%20e%20dever%20do%20Estado.pdf