Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
TORNANDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO UMA REALIDADE
Fabiana Neman, Amanda Loos Agra

Resumo


Introdução: A rede básica de saúde é um campo de práticas potencial e necessário para área da saúde. Valorizar o ensino na rede básica é atender uma demanda primordial do nosso país. Na vivencia desse processo surgiu à demanda de maior conhecimento apontado pelos profissionais que atuam em nosso cenário de pratica, uma Unidade Básica de Saúde (UBS) que atua com o programa de saúde da família (PSF). Ao experienciar a formação profissional neste cenário surgiu um pedido dos funcionários da UBS quanto à capacitação em temas importantes para o cotidiano de trabalho. Os alunos entendem que podem aprender o papel de médico ao ajudar os profissionais que atuam na prevenção e promoção da saúde daquela comunidade. Objetivo: Esta atividade teve como objetivos oferecer espaço de discussão e ampliar conhecimentos sobre temáticas de interesse do grupo de funcionários da UBS. Metodologia: O estudo foi descritivo, relatando a experiência vivenciada pelos alunos de graduação em medicina da Unicid em 2012. O total de carga horária até o momento foi de trinta horas de apresentação e dezesseis horas de discussão, com presença média de 18funcionários por aula. Os participantes recebem um resumo do tema, para posterior leitura ou consulta. Nessa abordagem possibilitamos melhorar a compreensão sobre a temática, fortalecer ações preventivas, divulgar conhecimentos e esclarecer dúvidas, sem esquecermos do potencial de promoção de integração entre alunos e funcionários. Considerações finais: A atividade tem uma boa aceitação e percebemos que o funcionário está sensibilizado para atender o novo, ampliando seus conhecimentos e otimizando seu trabalho. Quanto aos alunos, desenvolvem vínculo, capacidade de trabalhar em equipe, exercitam responsabilidade e comprometimento, além de se comprometerem com os profissionais que possibilitam seu aprendizado nesse cenário.

Palavras-chave


educação; atenção básica;medicina

Referências


BRASIL. Ministérioda Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação.Portaria n. 3019 de 21/12/2001. Brasília:MEC, 2001.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BR).  Diretrizescurriculares nacionais dos Cursos de Graduação em Enfermagem, Medicina eNutrição. Parecer CNE/CES – 1.133/2001 07/08/2001.REIBNITZ, K.S.;PRADO, M.L. A formação do profissional crítico-criativo. Texto e contexto enfermagem, v.12, n.1, p:26-33, 2003.SALDIVA,P.H.N. Iniciação científica e a formação do estudante de medicina. Revista Médica, v.85, n.1, p:1-2, 2006.