Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A ETNOGRAFIA COMO FERRAMENTA DO PROCESSO DE TRABALHO DOS RESIDENTES MULTIPROFISSIONAIS EM SAÚDE DA FAMÍLIA – UFPE
Bruna Fernanda Alves de Oliveira, Alamisne Gomes da Silva, Lyvia Maria Ferreira Aquino, Flávia Rafaella Vieira Lopes de Oliveira, Maria Irislane de Souza Melo, Amanda Roberta Figueiredo Araújo Ferreira, Amanda Rodrigues Soares Silva, Andrea Saraiva de Andrade

Resumo


Caracterização do problema: A etnografia atua de modo a conhecer a identidade de uma comunidade humana, enfatizando a exploração da natureza e de fenômeno social particulares. Apresenta-nos a importância das vivências e experiências através de entrevistas em profundidade, interpretação dos significados e práticas sociais. Com isso, a etnografia apresenta-se como um instrumento para descrição dos determinantes sociais e o desenvolvimento de planejamentos em saúde. Descrição da experiência: O Processo etnográfico foi realizado na comunidade de Vila União, Recife – PE, através de visitas e entrevistas. As visitas foram realizadas com o objetivo de conhecer o território onde as residentes foram inseridas, para fundamentar o planejamento das ações em saúde. As visitas foram realizadas com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de sua respectiva área, para assim, conhecer um pouco da história da comunidade, os equipamentos sociais e atores sociais. Já nas entrevistas, foram selecionados alguns usuários após a elaboração de um grupo focal com a Equipe de Saúde da Família (ESF), onde foi possível identificar pessoas que tivessem algum tipo de representação naquela comunidade, para participar de uma entrevista com roteiro semi-estruturado sobre sua história, participação na comunidade, bem como sobre o processo saúde-doença. Efeitos alcançados: Através da Etnografia foi possível obter o conhecimento das potencialidades da comunidade, as formas de ocupação e sua organização a partir das informações históricas sobre surgimento da mesma. Bem como vislumbrar equipamentos sociais de alta potencialidade para realização de ações futuras. Permitiu também, identificar o que a comunidade compreende sobre o processo saúde-doença. Além de possibilitar que a equipe conhecesse mais o contexto sociocultural da comunidade, proporcionar a construção de vínculo com as residentes, ESF e população adscrita. Recomendações: A experiência das residentes mostrou que a etnografia deve ser um instrumento valorizado pelas ESF, uma vez que possibilita o conhecimento das formas de organização da comunidade, descrição de determinantes sociais, facilitando a compreensão dos profissionais durante os planejamentos em saúde. Além de proporcionar um maior vinculo com a comunidade e profissionais.

Palavras-chave


Etnografia;Saúde;Planejamento

Referências


MAGNANI, J.G.C. ETNOGRAFIA COMO PRÁTICA E EXPERIÊNCIA. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 129-156, jul./dez. 2009.

TRAD, L.A.B; BASTOS, A.C.S; SANTANA, E.M;NUNES, M.O Estudo etnográfico da satisfação do usuário do Programa de Saúde da Família (PSF) na Bahia. Ciência & Saúde Coletiva, ano 7, n.3,p.581-589, 2002.