Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ATENÇÃO PRIMÁRIA E O TERRITÓRIO NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO X EQUIPE SAÚDE DA FAMÍLIA
Alamisne Gomes da Silva, Bruna Fernanda Alves de Oliveira, Flávia Rafaella Vieira Lopes de Oliveira, Lyvia Maria Ferreira de Aquino, Maria Irislane Souza Melo, Camylla Sales da Silva, Carolina Guilherme de Albuquerque, Cynthia Resque de Barros Vasconcelos

Resumo


Caracterização do problema: Vários fatores podem interferir no processo de trabalho de uma equipe de saúde na atenção primária (AP), dentre elas, o entendimento do processo saúde-doença e o pouco conhecimento que a equipe e o usuário tem sobre território. Por vezes, o usuário não sabe lidar com sua situação de saúde, bem como o funcionamento da AP, na proposta da promoção e prevenção. Sendo necessário visualizar o entendimento da Equipe de Saúde da Família (ESF), por parte dos usuários e dos profissionais, como conhecer o território, para poder planejar e oferecer ações que contemplem a necessidade da população. Descrição da experiência: Foram realizados grupos focais com as 4 ESF e entrevistas com os moradores das comunidades adscritas pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vila União, Recife – PE. Para todos foram feitas as seguintes perguntas: O que é saúde? O que é doença? Como é a comunidade? Quais os potenciais da comunidade? Quais as dificuldades da comunidade? As ações da ESF atendem as necessidades da comunidade? As entrevistas e os grupos focais foram gravados. A etapa seguinte, foram realizadas as transcrições das gravações e feita à análise de conteúdo na perspectiva de Bardin. Efeitos alcançados: Através das entrevistas aplicadas e grupos focais, percebeu-se a visão dos profissionais da ESF e dos moradores da comunidade, sobre saúde e o território em que vive. Verificou-se que o conceito de saúde para ESF está segundo o que organização mundial de saúde preconiza. Os moradores compreendem a saúde de forma limitada, dificultando o reconhecimento dos fatores condicionantes da doença. Para as famílias, a doença foi apresentada como resultante da ausência dos elementos constituintes da saúde e de modo geral a doença para os comunitários foi indicada como resultante da ausência de cuidado com o corpo. Em relação ao território, as ESF perceberam as comunidades diversificadas, porém, similares no que diz respeito à carência social. Os moradores, apesar da satisfação em morar na comunidade, a maioria trouxe dificuldade relacionada à forte influência das drogas. Em relação às equipes atenderem ou não as necessidades da comunidade, tanto os moradores quanto as equipes avalia como insuficiente. Recomendações: É importante levar em conta a compreensão dos usuários e profissionais da AP sobre o que é saúde, para facilitar o processo de trabalho e planejamento de ações.

Palavras-chave


Grupo focal; Saúde; Doença

Referências


BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.

TRAD, Leny A. Bomfim. Grupos focais: conceitos, procedimentos e reflexões baseadas em experiências com o uso da técnica em pesquisas de saúde. Physis [online]. 2009, vol.19, n.3, pp. 777-796. ISSN 0103-7331.

SILVA, S.A; OLIVEIRA, N. Diagnóstico de saúde de uma população atendida pelo programa de saúde da família em Alfenas – MG. Rev. APS; v.13, n.2, p. 182-189, Juiz de Fora, abr./jun; 2010.

Reis, L.; Uchimura, T.; Oliveira, M. Perfil socioeconômico e demográfico em uma comunidade vulnerável ao uso de drogas de abuso. Acta Paul Enferm, 23(3), 276-282. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ape/v26n3/12.pdf>. Acesso em: 01 Out. 2013.