Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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COMISSÃO DE REVISÃO DE PRONTUÁRIOS: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA
Bianca Alves Salazar, Fabiane Minozzo

Resumo


Trata-se de uma experiência exitosa no monitoramento e avaliação pelas equipes de ESF, pelo trabalho dos integrantes da Comissão de Revisão de Prontuários (CRP) da Área de Planejamento 2.1, no município do RJ, desenvolvida há 3 anos. Resultou em melhoria no desempenho nos indicadores de saúde, com reflexões e recondução no processo de trabalho das equipes de ESF, por intervenções propostas pelas comissões. Apontando para a qualidade de atenção ao usuário, a Secretaria Municipal (SMS-RJ), por contrato de Gestão celebrado em 2009 com a Organização Social de Saúde Viva Comunidade, estabelece o gerenciamento e administração das unidades de saúde da família, no território que abrange a zona sul do município do RJ. Uma das especificações do contrato versa sobre a qualidade dos serviços prestados, com a implantação da CRP, em setembro de 2010, cujo propósito é garantir e analisar a qualidade e eficiência dos prontuários eletrônicos e a ética das informações registradas pelas equipes. Objetiva ainda analisar os resultados dos indicadores pactuados com a SMS-RJ, o alcance das metas estabelecidas, o registro das informações no prontuário eletrônico, com a devida ação propositiva quanto aos problemas elucidados, vinculados a tais indicadores. Muitos erros do sistema foram identificados e corrigidos. Esta comissão dispõe de um Regimento Interno e realiza reuniões periódicas mensais e gerais. Nas reuniões gerais, trimestrais, os integrantes apresentam e discutem o trabalho de suas respectivas unidades, com registro em ata. A reunião mensal é registrada no prontuário eletrônico, em campo específico e a ata da reunião geral é compartilhada para todos os integrantes e gerentes das unidades de ESF da área. A área 2.1 possui 05 CRP que contemplam 12 unidades e 52 equipes de ESF. Cada comissão conta com 1 médico, 1 enfermeiro, 1 técnico de enfermagem, 1 dentista, 1 auxiliar administrativo, 1 farmacêutico, 1 ACS. Os integrantes tem mandato de 02 anos. Cada unidade compartilha estratégias adotadas para a melhoria no processo de trabalho e no registro das informações no prontuário eletrônico. Cada comissão possui a responsabilidade de apresentar em sua unidade a discussão realizada na reunião geral. Observa-se que as CRP consistem em um potente espaço de trocas e de esclarecimentos, suscitando nas equipes de ESF a responsabilidade pelo uso adequado do prontuário eletrônico e produção da informação em saúde. A importância dos registros completos é fundamental, pois a avaliação da qualidade e da quantidade dos serviços depende das informações incluídas no prontuário. O grande desafio é a mudança de paradigmas. Constantes treinamentos são conduzidos para suprir dúvidas e resistência de alguns profissionais. Outro desafio reside na importância dos componentes das CRP discutir com os demais integrantes das equipes de ESF os aspectos descobertos e alinhados em cada reunião. Observa-se que as unidades têm garantido espaços de discussão interna. Foram conquistados inúmeros avanços: aprimoramento do conhecimento da ferramenta de trabalho; melhora no desempenho dos indicadores de saúde; estímulo às reflexões e, consequentemente, recondução no processo de trabalho das equipes ESF. Além disso, entende-se que o prontuário, quando bem utilizado, oferecerá dados e subsídios para a academia – ensino e pesquisa - bem como facultará a análise de casos em reuniões científicas.

Referências