Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
REFLEXÃO INTEGRADA EM MOVIMENTO PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA– RIMAS
Jocileide Sales Campos, Anamaria Cavalcante e Silva, Antonio Miguel Miguel Leitão, Dirlene Mafalda Ildefonso da Silveira

Resumo


Caracterização do problema: O módulo ISEC – Integração Serviço Ensino Comunidade, do curso de medicina de uma faculdade particular, é transversal do 1º ao 8º semestres e aborda no 1º semestre: princípios e políticas do Sistema Único de Saúde - SUS, processo saúde doença e produção e uso das informações em saúde. Exposições dialogadas, simulações e estudo dirigido de textos têm sido métodos de ensino utilizados. Percebendo baixa participação e adesão dos acadêmicos ao estudo dos temas, buscou-se inserir criação e discussão de situações/problemas, com base na experiência do PBL – aprendizado baseado em problemas, e, também, com inserção de visitas às unidades de saúde para observação planejada das situações em foco. À nova prática denominou-se, posteriormente, por suas características apreciadas – Reflexão Integrada em Movimento para Aprendizagem Significativa – RIMAS. Descrição da experiência: criação de caso/situação hipotética discutida em quatro grupos de 14 alunos com um professor orientador em cada grupo, para compreender o caso e identificar necessidade de novos conhecimentos para sua resolução. Foram mantidas as exposições dialogadas e acrescentadas visitas orientadas para observação do cotidiano das situações vividas em unidades de saúde, utilizando instrumentos facilitadores, criados para cada um dos temas. O retorno para a resolução incorpora essas vivencias que foram adicionadas aos métodos anteriores. Efeitos alcançados: aumento significativo da participação dos alunos, trazendo reflexões substanciosas e integradas no grupo; satisfação pelo enriquecimento de um saber novo adquirido, expressa no tom vibrante das discussões e, até, no uso de um tempo maior que o programado para a atividade. Apropriação significativa acerca da temática trabalhada, demonstrando capacidade de reflexão crítica. Recomendações: aprofundar o uso do método, mantendo um foco direcionado à construção e modos de facilitação para fortalecimento do ensino aprendizagem. Reconstruir os instrumentos a partir da avaliação aplicada. Ampliar a experiência para outro semestre mais avançado e manter um processo de avaliação permanente de resultados, incluindo alunos e professores, no sentido de compreender melhor a abrangência do seu uso e a possibilidade de aprimorá-lo, mantendo certa leveza apesar da complexidade dos assuntos abordados.

Palavras-chave


Aprendizagem significativa. Métodos de ensino. Ensino aprendizagem.

Referências


Mamede, S. & Penaforte, J. (org). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. Fortaleza: Hucitec, 2001.