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AVALIAÇÃO FORMATIVA APOIADA NO USO DO PORTFOLIO - FEEDBACK ESTRUTURADO
Resumo
Caracterização do problema: A decisão de usar o Portfólio foi assumida para obter registro de atividades durante as vivências de acadêmicos de medicina, em unidades de saúde, e de reflexões construídas acerca dessas práticas em relação à teoria informada e às diretrizes do SUS na produção do aprendizado desses alunos. O Portfólio contém orientações definidas pela coordenação e professores do módulo horizontal ISEC (Integração Serviço Ensino Comunidade) para a efetivação desse registro reflexivo, facilitado pela busca e leitura de referências científicas (evidência), em relação a cada serviço ofertado na Unidade e que será foco da experiência. Segundo Medeiros, 2001 devem ser ofertadas condições favoráveis para o aluno significar a sua aprendizagem gerando competência, independência e criticismo. Assim, a cada duas atividades práticas os Portfólios são recolhidos para análise e avaliação do professor orientador de um grupo de dez alunos. Descrição da experiência: O registro da avaliação feita pelos professores nos Portfólios, algumas vezes, não contemplava o apoio pedagógico necessário para a formação dos alunos. Esta situação motivou a coordenação do módulo propor e validar pelos professores critérios estruturados para facilitar o processo avaliativo: participação/comprometimento/comunicação; pontualidade; registro detalhado sistematizado da atividade conforme orientado; reflexão sobre a prática em relação à teoria e às diretrizes do SUS; busca, uso adequado e citação de referências bibliográficas. Efeitos alcançados: Há grupos nos quais se verifica retorno de informações aos alunos que lhes possibilita aprimorar uma reflexão e pensamento críticos e, até mesmo, desenvolver habilidades e repensar atitudes. Em outros grupos um feedback não estruturado pode ter comprometido o relato e a reflexão das vivências em cenários de prática dos alunos. Recomendações: analisar em grupo e com rigor o conteúdo do feedback avaliativo. Compreender que do professor/orientador é esperado o estímulo ao discente na construção de registros reflexivos, agregando conhecimentos técnicos e comportamentais a partir das práticas experimentadas e da discussão das evidências científicas para a formação do aluno. Um feedback estruturado pode está sendo construído visando contribuição mais adequada para a formação do aluno.
Palavras-chave
Portfolio. Avaliação formativa. Evidências científicas
Referências
MEDEIROS, Roseana Maria. As interações em sala de aula e a construção das competências em enfermagem: um debate para além do tecnicismo. In: MEDEIROS, Roseana Maria; STÉDILE, Nilva Lúcia Rech; CLAUS, Suzete Marchetto (orgs.). Construção de competências em enfermagem. Caxias do Sul: UDUCS, 2001.