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SAÚDE MENTAL NA RODA: EDUCAÇÃO PERMANENTE (EP) PARA A CLÍNICA AMPLIADA EM SAÚDE
Resumo
Introdução e Objetivos: A formação e qualificação profissional para as práticas integrais em saúde é um ponto crítico para a consolidação do SUS e a integração ensino-serviço é estratégica para transformar as práticas de ensino e cuidado em saúde. Nosso objetivo é apresentar o desenvolvimento do Projeto de Extensão “Saúde Mental (SM) na Roda”, uma iniciativa em Educação Permanente do PRÓ-PET Saúde Mental UFG / Secretaria de Saúde de Goiânia, em 2013. Métodos: O Projeto visa fortalecer a integralidade na formação e na atenção em saúde, através da criação de espaços de construção coletiva de conhecimento e de ações para qualificar as práticas de acolhimento e apoio matricial em SM, na rede SUS e na UFG. A EP tem duração de 100 horas, é baseada na metodologia da problematização com o Arco de Maguerez e desenvolvida através de rodas de aprendizagem. Dentre as atividades práticas desenvolvidas pelos alunos estão as RODAS AMPLIADAS em SM, abertas à comunidade em geral, que acontecem mensalmente na UFG. Resultados: Em 2013, participaram da 1ª turma da EP 30 profissionais de 6 serviços de SM do SUS. A EP permitiu conhecer suas práticas de acolhimento e apoio matricial, seus nós críticos e potenciais, agregou conhecimentos através da discussão de artigos e vídeos sobre experiências locais e nacionais e iniciativas para qualificar os serviços estão sendo planejadas e/ou implantadas, com o apoio do matriciamento itinerante da equipe facilitadora da EP, em cada serviço. Em 2013, aconteceram 7 Rodas Ampliadas(RA) na UFG, com a participação de 40-70 pessoas a cada roda, abordando as temáticas: Saúde e adoecimento mental na Universidade; Redução de danos e a diversidade humana; Política Nacional de SM em Goiânia; Projeto Terapêutico Singular; Vivendo a rua; Construção da rede de cuidados psicossociais para crianças e adolescentes em Goiânia; SM na roda em movimento: compartilhando experiências, processos e produtos em 2013. A experiência das RA são objeto de relatos apresentados pelos alunos em eventos científicos. A EP tem se mostrado uma estratégia potente de integração ensino-serviço. O principal desafio é ampliar a participação da comunidade UFG e de profissionais do SUS. Conclusão: Para agregar participantes e fortalecer a institucionalização do projeto, estão previstas para 2014, a realização da segunda turma da EP em horário de trabalho e a utilização de recursos EAD. É objetivo do projeto a publicação de um livro síntese de seus processos e produtos. PATRÍCIA GONZAGA AMORIM.
Palavras-chave
educação permanente; integração ensino-serviço; saúde mental; acolhimento; apoio matricial