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DIAGNÓSTICO LOCAL DE SAÚDE: EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Trata-se de uma reflexão a partir da experiência vivenciada por acadêmicos do primeiro período do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del rei – UFSJ durante a realização do diagnóstico local de saúde. A atividade proposta pertence às atividades da unidade curricular – Prática de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade I (PIESC I) e foi realizada no período de 27 de junho de 2013 a 19 de julho de 2013. A elaboração do diagnóstico local de saúde aconteceu a partir do contato semanal do aluno com o campo de prática, fazendo visitas domiciliares e entrevistas com usuários pertencentes à área de abrangência da Equipe de Saúde da Família da comunidade de Buritis – Divinópolis/MG e profissionais da equipe de saúde. O aporte teórico foi oferecido através de aulas dialogadas, grupos de discussão e seminário final para apresentação do diagnóstico. Concluiu-se que a experiência permitiu uma maior interação entre aluno, docente, serviço de saúde e comunidade. Atividades educacionais relacionadas à prática de ensino favoreceram a integração de conteúdos das unidades curriculares presentes no currículo integrado do curso de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del rei – UFSJ.
Palavras-chave
ENSINO; ENFERMAGEM; DIAGNOSTICO SITUACIONAL