Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO DE SISTEMA DE ESCALA PROPORCIONAL PARA ACOMPANHAMENTO DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE SEGURANÇA DO PACIENTE NA REDE HOSPITALAR MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Mirtes Salantier Romão, Natália Freire Gonçalves, André Luiz Araújo Casadio, José Carlos Riechelmann

Resumo


Caracterização do Problema: Necessidade de definir estratégia para garantir a efetividade do Programa de Segurança do Paciente de forma simultânea e sistemática em uma rede hospitalar pública municipal composta por dez hospitais de portes diversos. Descrição da Experiência: Introduzir o Programa de Segurança do Paciente de MS em dez unidades hospitalares dispersas numa megalópole como São Paulo apenas por atos administrativos formais não garante a efetividade da execução do programa. Assim torna-se necessário a introdução de ferramentas da qualidade, que garantam o monitoramento da implantação, a perenidade e os resultados esperados do programa. A Equipe do Núcleo da Qualidade do Departamento de Gestão da Assistência, da Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo, desenvolveu um sistema de acompanhamento por Escala Proporcional. Este viabiliza o controle dos processos do programa, permitindo detectar em cada unidade os processos não conformes e, assim, elaborar planos de ação de melhoria continua e específica para cada hospital, além de fornecer ao gestor central a visão macro do andamento do programa em dez unidades hospitalares simultaneamente. Efeitos Alcançados: Cinco meses depois da definição de diretrizes foi possível identificar um hospital que ficou no intervalo de 0 a 25% de Taxa de Desempenho; outro hospital no intervalo de 26 a 50%; outros 07 hospitais alcançaram o intervalo de 51 a 75% e apenas 01 hospital chegou ao intervalo de 76 a 100%. A partir destes dados foram desdobrados planos de ação para a melhoria contínua de cada hospital em particular. Recomendações: O sistema de Escala Proporcional pode ser aplicado tanto para unidade hospitalar isolada como uma rede hospitalar como ferramenta da gestão, favorecendo a visão holística e o acompanhamento em tempo real.

Palavras-chave


(Gestão; Qualidade; Segurança do Paciente)

Referências


BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Ministerial nº 1377 de 09/07/2013 que dispõe sobre protocolos de segurança do paciente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 11/07/2013.

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SÃO PAULO. 10 passos para a segurança do paciente. São Paulo: Coren, 2010.

FONSECA, AS; PETERLINI FL; CARDOSO, MLAP, et all (organizadores). Enfermagem na emergência. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

MIAKE, IM; HEMPEL, S; GANZ, DA; SHEKELLI, PG. Inpatient fall prevention programs a Patient Safety Strategy: a systematic review. Ann Intern Med; 158: 390-6, 2013.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE. Conceptual framework for the international classification of patient safety – final technical report, 2009.