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ACOLHIMENTO: FUNDAMENTO E DIRETRIZ, MAS TAMBÉM FERRAMENTA PARA ORGANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Resumo
Introdução: Acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, se revelando nas práticas concretas e podendo acontecer de formas variadas (BRASIL, 2011). A Estratégia de Saúde da Família busca ser orientadora da Atenção Básica, promover cuidado humanizado e centrado nas pessoas, atendendo às suas necessidades, levando em conta aspectos sociais, históricos, culturais, e tendo o acolhimento como central nesse processo (COELHO; JORGE, 2009; SOUZA et al, 2008) e relevante para ampliar a resolubilidade na AB. A Política Nacional de Atenção Básica aponta que o acolhimento pode ser pensado como fundamento e diretriz, de forma a possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde, ou como parte do processo de trabalho – realizando o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade, tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências (BRASIL, 2012). Objetivos: A partir do exposto, este estudo se propõe a apresentar os sentidos do acolhimento para melhoria e qualificação do trabalho em saúde. Método: Revisão de literatura, discutindo as propostas do Ministério da Saúde e sua aplicação na rede de serviços. Resultados: Acolher significa humanizar o atendimento, garantir acesso a todas as pessoas, escutar os problemas de saúde do usuário, de forma qualificada, dando-lhe resposta positiva e responsabilizando com a resolução do problema. Assim, deve garantir a resolubilidade, objetivo final do trabalho em saúde, e estabelecer o vínculo necessário entre o serviço e a população usuária (MERHY, 1997 apud MAEYAMA et al, 2007). O acolhimento pressupõe uma postura ética, sem hora ou profissional específico para fazê-lo, implica partilha de saberes, necessidades, possibilidades, contemplando o acompanhamento do usuário desde sua chegada à Unidade e em todo seu percurso pelos serviços, de forma a facilitar o acesso e ultrapassar os obstáculos que impedem a chegada ao serviço (BRASIL, 2011). Conclusão: O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do acolhimento. É fundamental que todos tenham sua capacidade clínica ampliada, qualificando a escuta de forma a reconhecer riscos e vulnerabilidades e realizar ou acionar intervenções. Acolhimento não é uma etapa, mas uma ação que deve acontecer em todos os momentos. Acesso e acolhimento são ainda desafios na construção do cuidado integral e como elementos de fundamental importância para a gestão e avaliação de serviços de saúde (SOUZA et al, 2008).
Palavras-chave
Acolhimento, Atenção Básica, Trabalho
Referências
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 56 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume I). ISBN 978-85-334-1843-1.
- BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 290 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II). ISBN 978-85-334-1973-5.
- COELHO, Márcia Oliveira; JORGE, Maria Salete Bessa. Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciênc. saúde coletiva[online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1523-1531. ISSN 1413-8123.
- MAEYAMA, Marcos Aurélio et al. A Construção do Acolhimento: a proposta de mudança do processo de trabalho em saúde do município de Bombinhas. Marcos Aurélio Maeyama (org.). Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas. Bombinhas, 2007.
- SOUZA, Elizabethe Cristina Fagundes de et al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.1, pp. s100-s110. ISSN 0102-311X.