Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ACOLHIMENTO: FUNDAMENTO E DIRETRIZ, MAS TAMBÉM FERRAMENTA PARA ORGANIZAR O PROCESSO DE TRABALHO EM SAÚDE
Luana Gabriele Nilson, Marcos Aurélio Maeyama, Rodrigo Otávio Moretti Pires

Resumo


Introdução: Acolhimento é uma prática presente em todas as relações de cuidado, nos encontros reais entre trabalhadores de saúde e usuários, nos atos de receber e escutar as pessoas, se revelando nas práticas concretas e podendo acontecer de formas variadas (BRASIL, 2011). A Estratégia de Saúde da Família busca ser orientadora da Atenção Básica, promover cuidado humanizado e centrado nas pessoas, atendendo às suas necessidades, levando em conta aspectos sociais, históricos, culturais, e tendo o acolhimento como central nesse processo (COELHO; JORGE, 2009; SOUZA et al, 2008) e relevante para ampliar a resolubilidade na AB. A Política Nacional de Atenção Básica aponta que o acolhimento pode ser pensado como fundamento e diretriz, de forma a possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, acolhendo os usuários e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde, ou como parte do processo de trabalho – realizando o acolhimento com escuta qualificada, classificação de risco, avaliação de necessidade de saúde e análise de vulnerabilidade, tendo em vista a responsabilidade da assistência resolutiva à demanda espontânea e o primeiro atendimento às urgências (BRASIL, 2012). Objetivos: A partir do exposto, este estudo se propõe a apresentar os sentidos do acolhimento para melhoria e qualificação do trabalho em saúde. Método: Revisão de literatura, discutindo as propostas do Ministério da Saúde e sua aplicação na rede de serviços. Resultados: Acolher significa humanizar o atendimento, garantir acesso a todas as pessoas, escutar os problemas de saúde do usuário, de forma qualificada, dando-lhe resposta positiva e responsabilizando com a resolução do problema. Assim, deve garantir a resolubilidade, objetivo final do trabalho em saúde, e estabelecer o vínculo necessário entre o serviço e a população usuária (MERHY, 1997 apud MAEYAMA et al, 2007). O acolhimento pressupõe uma postura ética, sem hora ou profissional específico para fazê-lo, implica partilha de saberes, necessidades, possibilidades, contemplando o acompanhamento do usuário desde sua chegada à Unidade e em todo seu percurso pelos serviços, de forma a facilitar o acesso e ultrapassar os obstáculos que impedem a chegada ao serviço (BRASIL, 2011). Conclusão: O trabalho em equipe é fundamental para o sucesso do acolhimento. É fundamental que todos tenham sua capacidade clínica ampliada, qualificando a escuta de forma a reconhecer riscos e vulnerabilidades e realizar ou acionar intervenções. Acolhimento não é uma etapa, mas uma ação que deve acontecer em todos os momentos. Acesso e acolhimento são ainda desafios na construção do cuidado integral e como elementos de fundamental importância para a gestão e avaliação de serviços de saúde (SOUZA et al, 2008).

Palavras-chave


Acolhimento, Atenção Básica, Trabalho

Referências


  1. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2011. 56 p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume I).  ISBN 978-85-334-1843-1.
  2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Acolhimento à demanda espontânea: queixas mais comuns na Atenção Básica / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012. 290 p.: il. – (Cadernos de Atenção Básica n. 28, Volume II). ISBN 978-85-334-1973-5.
  3. COELHO, Márcia Oliveira;  JORGE, Maria Salete Bessa. Tecnologia das relações como dispositivo do atendimento humanizado na atenção básica à saúde na perspectiva do acesso, do acolhimento e do vínculo. Ciênc. saúde coletiva[online]. 2009, vol.14, suppl.1, pp. 1523-1531. ISSN 1413-8123.
  4. MAEYAMA, Marcos Aurélio et al. A Construção do Acolhimento: a proposta de mudança do processo de trabalho em saúde do município de Bombinhas. Marcos Aurélio Maeyama (org.). Secretaria Municipal de Saúde de Bombinhas. Bombinhas, 2007.
  5. SOUZA, Elizabethe Cristina Fagundes de et al. Acesso e acolhimento na atenção básica: uma análise da percepção dos usuários e profissionais de saúde. Cad. Saúde Pública [online]. 2008, vol.24, suppl.1, pp. s100-s110. ISSN 0102-311X.