Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTRODUÇÃO DE MODELO PADRÃO SIMPLIFICADO DE PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO CLIENTE (SUS) PARA IDENTIFICAÇÃO DE NÃO CONFORMIDADES NA REDE HOSPITALAR MUNICIPAL DE SÃO PAULO
Mirtes Salantier Romão, Natália Freire Gonçalves, André Luiz Araújo Casadio, José Carlos Riechelmann

Resumo


Caracterização do Problema: Impossibilidade de comparar resultados entre unidades da mesma rede, frente aos diferentes métodos de pesquisa aplicados, obrigando a criação de método padronizado pelo Núcleo da Qualidade do Departamento de Gestão da Assistência, da Autarquia Hospitalar Municipal de São Paulo (NEQ-DEGAS-AHM). Descrição da Experiência: Foi criado um formulário simples, objetivo, direto, autoexplicativo e padrão que constando de quatro esferas de satisfação do cliente (Péssimo, Ruim, Bom e Ótimo) com sete perguntas diretas voltadas para as áreas de interesse administrativas. O formulário foi testado na rede hospitalar municipal de São Paulo (dez unidades) por um período de quinze dias. Para o projeto piloto, objetivando testar o formulário proposto, e aplicado em apenas dez por cento do total de saídas. Este teste permitiu realizar uma análise de conteúdo das manifestações, sugestões e críticas das equipes executoras e da facilidade de entendimento do usuário. Efeitos alcançados: O teste realizado do Instrumento objetivou verificar sua facilidade de aplicação em serviços de grandes demandas sem que haja necessidade de um entrevistador para explicar a ferramenta ao cliente externo/usuário. Pela não necessidade do entrevistador há diminuição do custo e manutenção do processo, assim sendo o instrumento se mostrou efetivo. O instrumento conseguiu identificar até taxas de 1% da graduação de satisfação, ou seja, demonstrando-se eficaz na descriminação entre os diversos tipos de grau de satisfação e de serviços ofertados. Ademais possui efetividade porque funciona na prática. Analisando as manifestações apresentadas, observa-se que as unidades aprovaram o modelo/instrumento proposto e que esta ferramenta oferta mais dinamismo, simplicidade, rapidez e facilidade de manuseio. Recomendações: Este instrumento permite identificar rapidamente em uma rede de hospitais o grau de satisfação dos usuários e necessidade de intervenção em processos. Podendo descriminar o grau de satisfação geral em cada unidade hospitalar e dentro de cada unidade cada setor e os serviços avaliados.

Palavras-chave


(Gestão; Pesquisa de Satisfação; Qualidade)

Referências


ALBRECHT, Karl; BRADFORD, Lawrence J. Serviços com qualidade: a vantagem competitiva. São Paulo: Makron Books, 1992.

BARDIN L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BRASIL. Tribunal de Contas da União. Orientações para conselheiros de saúde. Tribunal de Contas da União. – Brasília : TCU, 4ª Secretaria de Controle Externo, 2010.

CASTRO, Durval M. Fundamentos do gerenciamento de qualidade. Campinas: PUC, 2002.

ISHIKAWA, Kaoru. Controle de Qualidade Total: à maneira japonesa. Rio de Janeiro: Campus, 1993.

GIANESI, IGN; CORRÊA, HL. Administração estratégica de serviços: operações para a satisfação do cliente. São Paulo: Atlas, 1994.

LAVILLE C, DIONNE J. A construção do saber: Manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

LOPES, JL; CARDOSO, MLAP; ALVES, VLS; D’INNOCENZO, M. Satisfação de clientes sobre cuidados de enfermagem no contexto hospitalar. Acta Paul Enferm. 2009; 22(2): 136-41.

LUDKE M, MEDA A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Ed. Pedagógica e Universitária, 1986.

NBR ISO 9000. Sistema de Gestão de Qualidade – Fundamentos e vocabulário. Dez 2000.

NBR ISO 9001. Sistema de Gestão de Qualidade – Requisitos. Dez 2000.

NBR ISO 9004. Sistema de Gestão de Qualidade – Diretrizes para melhorias de desempenho. Dez 2000.

PALLADINI, Edson P. Gestão de Qualidade: Teoria e Prática. São Paulo: Atlas, 2000.

PEREIRA, JCR. Análise de dados qualitativos: estratégias metodológicas para as ciências de saúde, Humanas e sociais. São Paulo: Edusp, 2004.

TINOCO, MAC; RIBEIRO, JLD. Uma nova abordagem para a modelagem das relações entre os determinantes da satisfação dos clientes de serviços. Produção. 2007; 17(3): 454-470.