Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A VISITA TÉCNICA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE
Daniel Klug, Maristela Vargas Losekann, Luiz Henrique Alves da Silveira

Resumo


Caracterização do problema: A sala de aula é um ambiente apropriado para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem. Conceitos de tecnologia aplicada à área da Saúde com uso apenas de textos e abordagens mais tradicionais de ensino, por vezes, não são compreendidos pelos estudantes e não produzem o aprendizado desejado. Estratégias de ensino que utilizam espaços não-formais de aprendizado são utilizadas para potencializar a apropriação de conceitos científicos. As visitas técnicas são encontros dos estudantes com a realidade dos locais de produção da informação científica em Saúde. Descrição da experiência: Esse é o relato de experiência de professores do pós-graduação com o uso da visita técnica como metodologia de ensino. O conceito de visita técnica está sendo compreendido como uma estratégia didática que objetiva fornecer aos interessados uma visão real sobre os aspectos operacionais, funcionais e de instalações físicas de local que detenham equipamentos tecnológicos para a realização de exames de imagens do interior do corpo humano. É atividade de caráter informativa e formativa de âmbito institucional de uma área ou de um serviço de Saúde, destinada a alunos e profissionais interessados, ela é parte integrante do planejamento docente. Ocorre por meio da observação de atividades práticas e situações profissionais reais desenvolvidas nos Centros de Imagens de Hospitais de Porto Alegre. Efeitos alcançados: O que se constatou é que o aprendizado do estudante ocorre de modo significativo, pois utiliza a vivência do ato da visitação para compreender como as tecnologias duras operam no cotidiano da saúde e como os conhecimentos de ciência e de informação científica e tecnológica são utilizados para auxiliar no tratamento e diagnóstico de patologias. A apropriação da linguagem técnica ocorre de modo natural, devido à imersão cultural do estudante no contexto profissional. Observa-se que os alunos adquirem a compreensão da velocidade do desenvolvimento tecnológico aplicado na saúde. Recomendações: A articulação entre a Escola e o local da visita técnica será realizada deve ser feita com tempo hábil para organizações e comunicações de todos os envolvidos. O agendamento correto, sem alterar o fluxo cotidiano, é um elemento facilitador para a visita técnica. A sensibilização dos estudantes e a clareza das informações sobre os detalhes do encontro são importantes para atender as exigências no uso do tempo. A troca no grupo das vivências oportuniza a apropriação por meio do discurso de locais em que o estudante não visitou.

Palavras-chave


visita técnica; estratégia de ensino-aprendizagem; ensino de ICT em Saúde.