Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
NÚCLEO DE ACOLHIDA AO ESTUDANTE: ESPAÇO DE ACOLHIMENTO E ACOMPANHAMENTOS DE ALUNOS EM CRISE NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ
Rachel Alonso de Azevedo, Letícia Batista Silva, Isadora Nunes Barbosa Ramos, Glória Maria Silva, Silvana Cordeiro Pinto, Maria Christina Paixão Maioli, Deise Rezende Sanches

Resumo


Caracterização do problema: O Núcleo de Acolhida ao Estudante (NACE) foi criado em 2011, por ato executivo do Reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). O núcleo associa os temas educação e saúde como proposta de intervenção no âmbito da Universidade. É uma unidade de trabalho voltada para o atendimento do corpo discente, em particular, e para a comunidade universitária em geral, visa prestar serviços de orientação e assistência preliminar no campo da preservação da saúde mental e físico-emocional, por intermédio de uma equipe multiprofissional formada por profissionais das áreas de medicina, enfermagem, psicologia, pedagogia e serviço social. O NACE foi instituído em decorrência da criação, em 2008, do 'Projeto UERJ pela Vida', que tinha por objetivo diminuir as condições propícias ao suicídio nos diferentes espaços da UERJ. Descrição da experiência: Hoje, mais do que trabalhar na prevenção do suicídio, o Projeto busca promover a humanização na Universidade, a partir de ações estratégicas: - transportar para a perspectiva da educação superior a lógica e as práticas do conceito de humanização, com especial atenção ao acolhimento; - funcionar como uma unidade de trabalho voltada para o acolhimento da comunidade universitária, em especial dos alunos; - prestar orientação e assistência preliminar no campo da saúde, dentro do contexto da prevenção ao suicídio; - desenvolver e disseminar ações preventivas eficazes, a partir da experiência adquirida, no enfrentamento ao fenômeno do suicídio na universidade; - oferecer um espaço para que alunos, professores e funcionários obtenham informações e orientações sobre a identificação de sinais e comportamentos de risco de suicídio, a fim de que possam atuar preventivamente; - prestar atendimento psicológico às famílias enlutadas, em decorrência de situações de suicídio e atender aos familiares de alunos da universidade, que estejam passando por situações de crise. Efeitos Alcançados: Nessa perspectiva, o NACE tem se configurado como um setor imprescindível dentro da universidade, principalmente, no que se refere ao atendimento dos alunos de graduação. Entre os anos de 2012 e 2013, por exemplo, foram atendidos e acompanhados 45 alunos com problemas de ordem psiquiátrica/psicológica, acadêmica ou social. Além de um espaço de “atendimento”, o NACE tem se constituído como espaço de encontro das demandas de diferentes seguimentos da UERJ, passando principalmente pelos alunos dos diferentes cursos graduação, mas também por questões trazidas por docentes e técnicos da Universidade.

Palavras-chave


Universidade, Estudante, Acolhimento, Humanização

Referências


Organização Mundial da Saúde. Prevenção do suicídio: um manual para médicos clínicos gerais [online]. Genebra: OMS; 2000. [acesso em 10 Nov. 2012].
Disponível em: http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.1_por.pdf

Brasil. Ministério da Saúde. Prevenção do Suicídio: manual dirigido a profissionais das equipes de saúde mental. [S.l]:MS; 2006. [acesso em 10 Nov. 2012].
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_editoracao.pdf

Prevenção do Suicídio: Um Manual para Profissionais da Saúde em Atenção Primária.
Disponível no endereço: http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.4_por.pdf

Prevenção do Suicídio: Um Recurso para Conselheiros.
Disponível no endereço: http://www.who.int/mental_health/media/counsellors_portuguese.pdf

Prevenção do Suicídio: Manual para Professores e Educadores.
Disponível no endereço: http://whqlibdoc.who.int/hq/2000/WHO_MNH_MBD_00.3_por.pdf