Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ESTUDO DE CASO EM COMUNIDADES DE PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE CAPACITAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA
Nilva Lúcia Rech Stedile, Alexandre Moretto Ribeiro, Andrea Lovatto Ribeiro

Resumo


O desenvolvimento de habilidades e competências para atuar na Atenção Básica é um desafio para as instituições formadoras e para os gestores da saúde. O objetivo deste relato é apresentar uma experiência de construção de um curso de sensibilização sobre o uso de plantas medicinais e fitoterápicos para agentes comunitários de saúde (ACS), a ser realizado à distância, através da plataforma de Comunidade de Prática (CoP). A CoP pode ser definida como um grupo de pessoas que compartilha um interesse sobre um assunto ou problema e aprendem com interações regulares; tem como uma das características fundamentais a aprendizagem social. O Programa foi desenvolvido a partir da definição das habilidades e competências dos ACSs necessárias para atuar na identificação, no uso correto e na orientação à população no que diz respeito aos fitoterápicos e plantas medicinais. Foi utilizado como material base para as definições das atribuições desses profissionais a Política Nacional de Atenção Básica e a Política Nacional de Plantas Medicinais. A partir desses documentos foi feita uma adaptação das atribuições para o âmbito da fitoterapia e constatado que estas podem ser organizadas em três níveis gerais: 1) utilização de plantas medicinais pela comunidade; 2) desenvolvimento de ações de educação em saúde e; 3) atuação conjunta e sob supervisão da equipe de saúde. Realizado o diagnóstico das competências foram propostos sete estudos de caso, contemplando as competências definidas anteriormente. Cada caso foi elaborado com base em experiências reais do cotidiano dos ACSs e apresentado na forma de quadrinhos, seguido de material para aprofundamento na temática do caso (textos, apresentações e/ou vídeos) e um encaminhamento, que consiste em uma tarefa a ser realizada pelo aluno, que dialogue com a sua realidade de trabalho. O resultado das tarefas propostas como encaminhamento será postado no Fórum de Discussão, com o objetivo de troca de conhecimentos e experiências entre o grupo de alunos. A proposta, a ser implementada em 2014, deverá ser monitorada com vistas a identificação da potência dessa estratégia educativa no desenvolvimento de habilidades para lidar com as necessidades de saúde da população, com o aumento da resolutividade da atenção básica e com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


educação permanente em saúde; fitoterapia, plantas medicinais, estudo de caso