Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
EDUCAÇÃO PERMANENTE EM DETECÇÃO PRECOCE DE CÂNCER NA CRIANÇA E NO ADOLESCENTE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE: A EXPERIÊNCIA DA CAP 3.2
Silvana dos Santos Barreto, Dayse Demori Gomes da Silva Peres, Sidney Brasil de Souza, Aline Hellen Santos, Edson Borga, Jeanne Carvalho Aveiro, Laurenice de Jesus Alves Pires

Resumo


Estão previstos 11.660 casos novos de câncer em pessoas de 1 a 18 anos em 2014. A detecção precoce, a qualidade do sistema de saúde, a utilização de protocolos clínicos estruturados são importantes fatores prognósticos, podendo haver cura em 85% dos casos. A estruturação de uma rede de atenção integral à saúde da criança e adolescente com câncer torna necessária a apropriação do tema pelos profissionais que atuam na atenção primária, sobretudo os inseridos na Estratégia Saúde da Família (ESF). O Programa Unidos pela Cura conta com a participação de gestores do SUS nas três esferas,  serviços especializados e da sociedade civil, e um dos seus objetivos é promover a capacitação de profissionais da ESF para suspeitar e encaminhar adequadamente casos de crianças e adolescentes  para os polos de investigação e centros especializados em câncer. Este é um relato da experiência da Coordenação de Área Programática (CAP) 3.2 no treinamento dos profissionais da ESF sobre detecção precoce de câncer na criança, fruto da parceria entre CAP 3.2, Instituto Desiderata e Educação Permanente da SPDM. De 2012 a 2013 foram realizados 04 treinamentos, totalizando 113 profissionais capacitados entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipe de saúde bucal. Os pontos positivos destacados pelos participantes foram: material didático; relevância do tema; discussão sobre a identificação de sintomas do câncer; conhecimento sobre a doença.  Segundo os participantes, a atividade contribuiu para sua prática profissional melhorando o entendimento e conhecimento sobre a doença; chamando a atenção sobre a necessidade de ter um olhar criterioso e uma escuta qualificada para identificar os sinais e sintomas de câncer que poderiam passar despercebidos; possibilitando que os casos suspeitos sejam identificados e encaminhados para investigação em unidade especializada; trazendo conhecimento e habilidade para passar o tema adiante. Conclui-se que a capacitação de equipes da ESF para a detecção precoce do câncer na criança e adolescente é fundamental na construção de uma rede de cuidado integral para controle da doença no âmbito do serviço público. O treinamento possibilitou a discussão sobre o papel da ESF na detecção precoce do câncer, bem como no acompanhamento compartilhado das crianças com câncer em todo o processo da doença, que vai desde a suspeição da doença, passando pelo diagnóstico, tratamento, cura, cuidados paliativos e apoio para a família.

Palavras-chave


câncer na criança e no adolescente, estrategia saúde da família, educação permanente

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Diagnóstico precoce do câncer na criança e no adolescente. Instituto Ronald McDonald. 2.ed.rev.amp.reimp. Rio de Janeiro:INCA, 2013.

Brasil. Ministério da Saúde. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva. Câncer na criança e no adolescente no Brasil. Rio de Janeiro:INCA, 2013.