Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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PROJETO DE INTERVENÇÃO: PROPOSTA INOVADORA DE AVALIAÇÃO DO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM DA EFTS NO ALTO DAS POMBAS E CALABAR EM SALVADOR/BA
Ivone Ribeiro Torres, Márcia Fabiana Barreto Libório, Sueli Nascimento Batista, Giselle Alves da Silva Teixeira, Joelma Pinheiro Meira Barbosa

Resumo


Caracterização do problema: A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e líderes comunitários do Alto das Pombas e Calabar em Salvador/BA, como parte das ações do projeto Pacto Pela Vida, ofereceu o curso Técnico em Enfermagem para moradores da região. Este trabalho relata a experiência de aplicação na comunidade de um Projeto de Intervenção construído pelos discentes como uma etapa final de avaliação (Trabalho de Conclusão de Curso). Descrição da experiência: Os discentes optaram por desenvolver um projeto de cunho educacional com o tema Primeiros Socorros, através de um curso de 20h oferecido a 30 residentes da área. A escolha do tema deu-se a partir das necessidades da comunidade identificadas em sala de aula através de problematização das experiências dos alunos. Na etapa de planejamento do Projeto os alunos desenvolveram as seguintes atividades: revisão da literatura; elaboração do plano de aula e material didático; apresentação para as docentes para sugestões e ajustes. A etapa de execução iniciou com a divulgação da atividade na comunidade e inscrição dos moradores interessados. O curso foi oferecido na Base Comunitária do Calabar, no período de 15/07 a 19/07/13, com aulas teórico-práticas, com simulação de situações reais, baseada na problematização. Foi distribuído material didático impresso e certificado para todos os participantes. A avaliação do projeto foi realizada de forma processual: diariamente após as aulas; no fim do curso pelos participantes; no fim do projeto pelas discentes e docentes. Todas as etapas do projeto foram acompanhadas pelas docentes da EFTS, numa construção coletiva e dialógica. Efeitos alcançados: Na construção do TCC, os discentes puderam pôr em práticas as habilidades e competências desenvolvidas ao longo da formação e requeridas para o exercício profissional do Técnico em Enfermagem. O projeto foi também uma importante estratégia de integração ensino-serviço-comunidade e uma oportunidade de preparar o aluno para o enfrentamento dos futuros desafios da vida profissional. Recomendamos que esta experiência seja multiplicada em outros espaços como estratégia inovadora de avaliação final do curso.