Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DO COLO DO ÚTERO NO COTIDIANO ASSISTENCIAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
Bruna Caroline Rodrigues Tamboril, Alessandra Rocha de Souza Cavalcante, Luiza Beatriz Souza Cardoso, Isakelly de Oliveira Ramos, Kamila Ferreira Lima, Mayenne Myrcea Quintino Pereira Valente

Resumo


O Câncer de Colo do Útero (CCU) é uma afecção progressiva iniciada com transformações intra-epiteliais que podem evoluir para um processo invasor. Tem como principal causa a infecção pelo Papilomavirus Humano (HPV). Pode ser identificado e facilmente prevenido através do exame preventivo (BRASIL, 2013). Diante deste contexto, o estudo teve como objetivo apresentar as evidências disponíveis na literatura nacional sobre a importância da enfermagem na prevenção do câncer do colo do útero, desenvolvidas no cotidiano assistencial. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A seleção dos estudos foi realizada em outubro de 2013 no portal de busca da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Foram utilizados os seguintes descritores “Neoplasias do colo do útero” e “Enfermagem” de forma integrada. Foram selecionados e analisados cinco artigos. A análise dos dados extraídos foi realizada de maneira descritiva. A literatura evidencia como fator de sucesso da prevenção do CCU a realização de campanhas, como a busca ativa de mulheres por meio de visitas regulares dos agentes comunitários, reuniões na comunidade pelas equipes de saúde da família e ações educativas destacando a realização periódica do exame preventivo do CCU (DANTAS et al., 2012). Devido à importância da assistência de enfermagem na prevenção do CCU, muitos obstáculos foram pontuados na literatura. Segundo MENDONÇA (2011), muitas dificuldades são encontradas pelos enfermeiros acerca de questões pessoais ou culturais dos pacientes, tais como vergonha, medo, nervosismo e receio de serem atendidas por um profissional do sexo masculino. As questões estruturais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) como a falta de espéculo descartável para realizar o exame, sala inadequada, demora nos resultados dos exames, falta de manutenção de materiais, são pontos que dificultam a realização da assistência prestada pelo enfermeiro, impossibilitando assim que o mesmo exerça seu trabalho com eficácia. A partir dos artigos estudados observa-se que ainda existem lacunas para um melhor desempenho das atividades de prevenção. Pode-se concluir que as medidas de prevenção, busca ativa, orientações e a educação em saúde realizada pela equipe multiprofissional são importantes para prevenção e diminuição dos casos de câncer de colo do útero, contribuindo dessa maneira para uma melhor qualidade de vida da população.

Palavras-chave


Neoplasias do colo do útero; Enfermagem

Referências


BRASIL. Ministério da saúde. Controle dos cânceres do colo do útero e da mama. 2. Ed. Brasília: Ministério da saúde, 2013. (caderno de atenção básica, 13).

DANTAS, C. N.; ENDERS, B. C.; SALVADOR, P. T. C. O.; ALVES, K. Y. A.; A consulta de enfermagem na prevenção do câncer cervico-uterino para mulheres que vivenciaram. Rev Rene., v.13, n.3, p.591-600, 2012.

MENDONÇA, F. A. C.; SAMPAIO, L. R. L.; JORGE, R. J. B.; SILVA, R. M.; LINARD, A. G.; VIEIRA, N. F. C. Prevenção do câncer de colo uterino: adesão de enfermeiros e usuários da atenção primaria. Rev Rene, Fortaleza, v.12, n.2, p.261-270, 2011.