Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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EDUCAÇÃO PERMANENTE: FERRAMENTA PARA ESSENCIAL PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
Rafaella Giacomoni, Fernanda Ramos Luz

Resumo


A transformação da atual realidade vivenciada no âmbito hospitalar a partir do levantamento das necessidades enfrentadas no cotidiano de trabalho na saúde, a alta rotatividade dos profissionais de enfermagem representa um grande problema na continuidade e na qualidade do cuidado, como também aumento dos custos para a organização, fazendo assim com que haja muitas possibilidades de ocorrer erros evitáveis e danos aos pacientes. E partindo dessa necessidade apontada, à estratégia encontrada para a tentativa de prevenir ou até mesmo minimizar esses erros é transformar práticas profissionais em práticas educativas no que tange o processo de ensino-aprendizagem, onde aprender e ensinar se incorporam ao cotidiano do trabalho. Com isso formou-se um grupo multiprofissional para a educação permanente que permitirá que os trabalhadores avaliem o desenvolvimento das atividades nas diversas áreas de saúde, bem como identifiquem os aspectos das mudanças no ambiente de trabalho. Deste modo, exerce sobre os profissionais uma reflexão sobre a prática de trabalho, a valorização, a consciência e o estímulo ao compromisso sobre as suas responsabilidades. Para tanto, serão capacitados/qualificados um grupo de enfermeiros em diversas áreas, para poderem supervisionar, educar, ou seja, transmitir conhecimento e habilidades para capacitação do trabalho e minimizar erros. Os profissionais “referencias” acompanharão os novos trabalhadores ‘in loco’ e também se responsabilizarão por oficinas e treinamentos conforme demanda e cumprimento do cronograma proposto. A experiência nessa proposta se desenvolverá em unidades assistenciais de um hospital geral público com 220 leitos, divididos em emergência, Clínica médica, clínica cirúrgica e bloco, UTI, Materno infantil e Saúde Mental que abrangem um número de 350 trabalhadores assistenciais. Dessa forma, essa ação visa oportunizar espaços de discussão sobre o fazer da enfermagem no cotidiano da atenção e gestão em saúde, retomar alguns aspectos relevantes ao exercício profissional da enfermagem, contribuindo para qualificação dos processos de trabalho.