Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PERFIL DOS PACIENTES ATENDIDOS NA ÁREA AZUL DO HOSPITAL DE URGÊNCIA DE SERGIPE
Áquila Talita Lima Santana, Jones de Carvalho, André Faro, Vanessa Nascimento Mendonça, Maria do Carmo de Oliveira Ribeiro

Resumo


A situação dos serviços de urgência e emergência é atualmente motivo de preocupação para a comunidade médica e sociedade em geral, já que seu uso tem experimentado um importante crescimento nas últimas décadas (FURTADO et al, 2004). A defesa da Atenção Básica como principal porta de entrada muitas vezes não encontra referência no modo como a população utiliza as redes de serviços do SUS (OLIVATI et al,2010).Em Aracaju a porta de entrada para as demandas de média e alta complexidade é o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). O HUSE é organizado em sistema de Classificação de Risco para avaliar a gravidade dos pacientes, por meio de cores que compreendem a área azul, área verde, área amarela e área vermelha (FUNDAÇÃO HOSPITALAR DE SAÚDE, 2012). Na área azul, o atendimento deve ser realizado a pacientes com prioridade baixa, que necessitam de medicação ou procedimentos especializados e observação rápida (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2004). Este estudo teve como objetivo traçar um perfil social e clínico dos pacientes atendidos na Área Azul do pronto socorro do HUSE. A importância desse trabalho está em entender a demanda do setor, contribuindo para o planejamento de ações que visem atender os usuários conforme suas peculiaridades. Trata-se de um estudo documental descritivo, o qual se caracterizou pela análise do censo que é preenchido diariamente na área com dados sociais e clínicos. A coleta de dados foi realizada entre os meses de agosto e setembro de 2013, duas vezes por semana durante quatro semanas, totalizando 8 censos e 267 pacientes. Os dados foram organizados no programa Excel, utilizando-se análise estatística descritiva. Os resultados mostraram que 62,17% das pessoas atendidas são do sexo feminino e na faixa etária de mais de 60 anos (50,19%), a maior parte da demanda é residente na região metropolitana de Aracaju (55,06%). Em relação aos dados clínicos, existe uma variedade de queixas agudas e crônicas que levam a procura por atendimento, sendo que 16,85% dos pacientes permanecem internados na própria Área Azul. Dentre os atendimentos por especialidade o setor de clinica médica fica com 84,64% dos casos. Os dados coletados apontam para um perfil de pacientes em envelhecimento, da própria região metropolitana, que procuram atendimento com queixas clínicas, sendo possível inferir o HUSE como “porta de entrada”, contrariando o objetivo do Ministério da Saúde que preconiza a Rede Básica como “porta de entrada”.

Palavras-chave


perfil de saúde;usuários;HUSE

Referências


Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar /Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde. – Brasília: Ministério da Saúde.,2001.

Furtado, B; Araujo Junior, JLC; Cavalcanti, PO. O perfil da emergência do Hospital da Restauração: uma análise dos possíveis impactos após a municipalização dos serviços de saúde.Rev. Bras. Epidemiol., v.7, n.3, p. 279-89, Jan. 2004.

SERGIPE.Proposta de Implantação do Acolhimento e Classificação de Risco.Fundação Hospitalar de Saúde,Secretaria de Estado da Saúde,Aracaju,2012.

OLIVATI,F.N.G.; BRANDÃO,A.M.; VAZQUEZ,F.L.; PARANHOS,L.R.; PEREIRA,A.C. Demand profile of a casualty yard in a countryside city of São Paulo state. RFO, Passo Fundo, v. 15, n. 3, p. 245-250, set./dez. 2010.