Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A EXPERIÊNCIA DA ENFERMAGEM ANTROPOSÓFICA NA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NO SUS
Rúbia Mara Mara Ribeiro, Denise Cristina Alves Moura

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar por meio da literatura científica nacional, evidências relacionadas à experiência da Enfermagem Antroposófica no Sistema Único de Saúde (SUS). A Enfermagem Antroposófica é pouco conhecida e pouco divulgada nas políticas de saúde, tampouco, na Atenção Primária à Saúde. Este é um tema que não tem sido discutido na academia, sendo notória a lacuna de conhecimento existente sobre o mesmo por parte da enfermagem. A metodologia empregada neste estudo foi a Revisão Integrativa da Literatura, cujo método de pesquisa utiliza a prática baseada em evidências. Foi encontrado um único artigo, o relatório técnico “Observatório de Medicina Antroposófica no SUS”. Este refere que não há nenhum enfermeiro Antroposófico vinculado ao SUS, fato que evidencia a necessidade de maior divulgação da prática da Enfermagem Antroposófica e uma discussão mais assertiva sobre a inserção desta prática na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares.

Palavras-chave


Antroposofia; Enfermagem; Política de Saúde

Referências


BALDI, V. M.. A Enfermagem e a Antroposofia: uma possibilidade de diálogo. 2003. Tese (Doutorado em Enfermagem)-Pós- graduação em Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

BRASIL. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS- PNPIC- SUS/ Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica: - Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

______. Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS- PNPIC- SUS. Resultados do monitoramento dos serviços de medicina antroposófica no SUS no período 2009 – 2011. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica: - Brasília: Ministério da Saúde, 2011.

______. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Práticas integrativas e complementares: plantas medicinais e fitoterapia na Atenção Básica/Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília : Ministério da Saúde, 2012.

DAEMS, W. O que é medicina antroposófica. Fórum Três. Jornal de Centro de Pesquisa de Ciência Dedutiva Goethianísticosteineriana, Juiz de Fora, Ano 19, p. 01-02, 2009.

GARDIN, N. E.; SCHLEIER, R. Medicamentos antroposóficos: Vademecum. São Paulo: João de Barro, 2009.

MENDES,  K. D. S;  SILVEIRA,  R. C. C. P;  GALVÃO,  C. M. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, Florianópolis, v. 17, n. 4, p. 758-64, out- nov, 2008.

MORAES, W. A. Medicina antroposófica: um paradigma para o século XXI. São Paulo: Associação Brasileira de Medicina antroposófica, 2005.

NUÑEZ, H. M. F. Enfermagem Antroposófica: uma visão histórica, ético-legal e fenomenológica. 2008. Tese (doutorado em enfermagem)- Escola de enfermagem de São Paulo, São Paulo, 2008.

 

SOUZA, M.T.; SILVA, M.D.; CARVALHO, R. Revisão Integrativa: o que é e como fazer. Einstein. 2010; 8(1 pt 1):102-6.

THERKLESON, T. Nursing the human being: an anthroposophic perspective. New Zealand: RATO Health, 2005.

WORLD HEALTH  ORGANIZATION. Health topics nursing. Geneva, 2012.