Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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DE SITE À PORTAL: RELATO DA ORIGEM DO PORTAL DA SAÚDE DA SECRETARIA DE ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Suzane Gattass de Paula Corrêa, Carolina Lazzarotto-silva, Flávio Henrique dos Santos, Carlos Alberto Pereira Bahiana

Resumo


Caracterização do Problema: Inaugura-se o Portal da Saúde SES/RJ em janeiro de 2010, e instaura-se o desafio: como engajar as áreas técnicas para este trabalho cuja política é descentralizar a parte operacional dos conteúdos e a responsabilidade pela qualidade das publicações? A cultura institucional vinha de uma linguagem obsoleta (HTML), com trabalho centralizado a partir de informações enviadas por email. O novo gerenciador de conteúdo Joomla! (software livre) requer que o conteudista tenha alguma habilidade e que o gestor de conteúdo se coloque como responsável pelo material postado. Esses são os atores fundamentais nesta nova configuração. O trabalho com o Portal da Saúde se constitui como não prioritário para todas as áreas, requer habilidade, não é frequente, e, portanto, tende ao esquecimento. Como engajar os atores para o trabalho que possui essas características? Descrição da Experiência: No primeiro ano de funcionamento o engajamento das áreas se deu a partir da obrigatoriedade legal, como a área de licitação, ou pela necessidade do momento de divulgação do tema. Com a mudança de setor dentro da instituição e a entrada de um especialista em gestão de saúde, o Portal SES ganha visibilidade e força para trabalhar na direção política e atravessar a dificuldade do engajamento dos profissionais da instituição. Com reuniões registradas, o engajamento vai acontecendo. A partir da premissa de oportunizar todo contato com a equipe do portal para engajamento mais comprometido e responsável, o terceiro ano de funcionamento (2012) marca um diferencial em relação aos anteriores. Efeitos Alcançados: Setores fundamentais da SES/RJ, como a Atenção à Saúde, a Vigilância Sanitária e o de Unidades Próprias se envolveram com o trabalho do Portal da Saúde, promovendo disseminação de informação fundamental a usuários, gestores municipais e profissionais de saúde. As informações se tornam públicas e transparentes para que todos os órgãos de controle e fiscalização tenham acesso. O Portal se torna mais intuitivo, com acessos facilitados para os usuários. Recomendações: 1. Planejar reuniões regulares com os atores envolvidos. 2. Estruturar estratégias de motivação como cursos de capacitação, além dos treinamentos já oferecidos. 3. Atrair os gestores de conteúdo para o engajamento com o trabalho através de disponibilização dos relatórios de visitação, informando como encontra-se a visitação da sua página em relação às demais.

Palavras-chave


Portal público; secretaria estadual de saúde; informação em saúde