Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE NA BAHIA: UMA EXPERIÊNCIA EXITOSA DE COGESTÃO
Rita de Cãssia de Sousa Nascimento

Resumo


As Residências Multiprofissionais e em Áreas Profissionais de Saúde (RMAPS) constituem-se num dispositivo de formação em serviço, destinado às profissões da saúde, exceto a médica (Resolução nº. 287/98 CNS), em regime de dedicação exclusiva e duração mínima de 24 meses. A Bahia tem investido na RMAPS por acreditar na qualificação dos serviços, implementando um modelo de gestão participativa e um fomento de cerca de R$ 500 mil/mensais para bolsas. Existem no estado, 25 programas orientados pela legislação da CNRMS, distribuídos entre as 8 Comissões de RMAPS (COREMU), atendendo em torno de 1.000 residentes. Considerando a necessidade de monitoramento e avaliação dos processos formativos, bem como compartilhar experiências pedagógicas e coordenar o processo seletivo unificado, a Comissão Estadual de RMAPS (CEREMAPS), articulada com a Escola Estadual de Saúde Pública/SESAB, é a instância de cogestão dos programas de RMAPS da Bahia, designada pela Resolução CIB nº 054/2009. A Comissão é composta por representantes da SESAB, Conselho Estadual de Saúde, Secretaria Estadual de Educação, COSEMS, COREMU e dos residentes. Ponderando a complexidade e os desafios deste espaço de gestão, foram criados 4 grupos de trabalho visando potencializar e legitimar as discussões e o processo de tomada de decisão mediados pela CEREMAPS em suas reuniões ampliadas de coprodução. O primeiro para discutir questões pedagógicas na perspectiva de eixo temático comum a todos os programas (políticas públicas, planejamento, metodologia da pesquisa, bioética, comunicação e antropologia em saúde), formação de preceptores e compartilhar experiências pedagógicas. O segundo para repensar o processo seletivo de modo a propor avaliações que possibilitem contemplar questões de taxonomias mais elevadas e barema mais inclusivo, que oportunize a entrada de candidatos que não tiveram chance de experiências formativas prévias. O terceiro para discutir os campos de prática, no sentido da regulação e valorização dos preceptores. O quarto para mobilização social e disseminação do conhecimento. Dada à emergência do processo seletivo, avançamos mais neste grupo de trabalho que conseguiu, além das atividades propostas, elaborar um termo de referência para contrato da empresa para o processo seletivo unificado de 2014. Estes grupos têm contribuído sobremaneira para o avanço da proposta cogestora da CEREMAPS e os frutos deste trabalho contribuirão para a elaboração da Política Estadual de Residências em Saúde.

Palavras-chave


gestão, residência, formação, educação

Referências


1. Ceccim, RB; Feuerwerker, LCM. O Quadrilátero da Formação para a Área da Saúde: Ensino, Gestão, Atenção e Controle Social. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, 14(1):41- 65, 2004.

2. Cunha, GT; Campos, GWS. Método Paideia para cogestão de coletivos organizados para o trabalho. Revista Org & Demo, vol. 11, Nº1, 2010.

3. Campos, GWS. Cogestão e neoartesanato: elementos conceituais para repensaro trabalho em saúde combinando responsabilidade e autonomia. Ciência & Saúde Coletiva, 15(5):2337-2344, 2010.