Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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OFICINAS PEDAGÓGICAS COM ESTRATÉGIA DE CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O MANEJO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
Nilva Lúcia Rech Stedile, Vânia Elizabete Schneider, Janini Cristina Paiz, Adriane Carine Kappes, Mayara Cechinatto

Resumo


O manejo dos resíduos de serviços de saúde (RSS) tem sido um problema relacionado ao campo da saúde e do meio ambiente, cujo manejo adequado pode reduzir os riscos a que trabalhadores, pacientes, familiares e população estão expostos.  Os profissionais da saúde mostram-se pouco atentos as exigências legais quanto ao manejo dos RSS e poucos se mostram capazes de classificar e segregar adequadamente os mesmos. O estudo objetiva avaliar se a técnica educativa denomina “oficinas” tem potência para capacitar profissionais de um ambulatório e um hospital de ensino para manejar os resíduos que geram na assistência em saúde. O estudo é do tipo avaliativo do grau de heterogeneidade das diferentes categorias de resíduos antes e depois da realização de oficinas de capacitação dirigidas aos profissionais, mediante caracterização desses resíduos. A caracterização consistiu na pesagem dos RSS gerados em 24 horas em cada estabelecimento com análise dos conteúdos existentes em amostras de 200 litros de resíduos de cada categoria. Os resultados mostram que antes da realização das oficinas apenas os resíduos químicos não apresentavam mistura. Os recicláveis foram a categoria com maior grau heterogeneidade (cerca de 30% em ambos cenários) e também a mais misturada às demais. Após a realização das oficinas os recicláveis continuaram a apresentar maior grau heterogeneidade, o que remete a dificuldades de identificação, diferenciação e segregação desta categoria. Comparando os resultados é possível perceber que houve mais eficiência na segregação de infectantes e comuns. A categoria que mais preocupa é a dos recicláveis que reduziram o total corretamente segregado de 70,49% para 56,57% no caso do ambulatório, sendo o desempenho do hospital melhor nesta categoria. A análise da eficácia das oficinas ficou comprometida pelo não comparecimento de alunos e dos profissionais da área da medicina em nenhuma das oficinas realizadas em ambos os estabelecimentos e pelo baixo percentual de profissionais participantes, o que representou pouco mais de 10% do total de profissionais em cada um dos cenários de ensino e assistência.

Palavras-chave


Manejo de Resíduos, oficinas pedagógicas, capacitação em resíduos