Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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A CONSTRUÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO DA SAÚDE COLETIVA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO NA PÓS-GRADUAÇÃO
Carlos Leonardo Cunha, Jaqueline Ferreira, Luiza Lena Bastos

Resumo


O trabalho apresenta o relato de experiência no ensino de Pós-Graduação do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IESC/UFRJ). Entendendo a Saúde Coletiva como um campo científico de saberes e práticas (PAIM, ALMEIDA FILHO, 1998) e contemplando o enfoque teórico de Kuhn e Bourdieu, a disciplina centrou-se no enfoque da Saúde Coletiva como um campo de conhecimento em construção permanente implicando em persuasão, relações de autoridade, dependência e luta concorrencial entre grupos de pesquisadores e interventores. Nesta perspectiva, os conteúdos buscaram situar a construção histórica da racionalidade biomédica e do campo da Saúde Coletiva no Brasil. Foram igualmente levantados para discussão e reflexão os diferentes enfoques do campo tratados pelos seus atores e de como as disciplinas historicamente embasadoras (Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas, Políticas e Planejamento) articulam seus aportes teóricos com a Saúde Coletiva. Consideramos que a experiência pode contribuir com outros programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de forma a fundamentar o conhecimento ampliado do campo para os discentes provenientes de diferentes formações em saúde.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Pós-Graduação; campo científico; ensino.

Referências


PAIN, J. S.; ALMEIDA FILHO, N.Saúde Coletiva: uma “nova saúde pública” ou campo aberto a novos paradigmas? Rev. Saúde Pública; v.32, n.4, p.299-316, 1998.