Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS NA EXECUÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO PARA TRABALHADORES DO SUS
Annaiza Freitas Lopes de Araújo, Aline Severo de Assis, Érica Fontenele Costa Lima, Hermerson Nathanael Lopes de Almeida, Jardeliny Corrêa da Penha

Resumo


A partir dos anos 90, a educação profissional se formulou como parte integrante de um conjunto de reformas estruturais desenvolvidas pelo governo brasileiro, mediante a crise do capitalismo da década de 80. O avanço tecnológico impulsionou a reformulação dos modelos organizacionais, produtivos e de formação técnica profissionalizante, possibilitando o atendimento às demandas do mercado de trabalho, como exemplo a área da saúde, que exige flexibilidade, qualidade e produtividade. Aspectos estes realizados por meio do conhecimento, habilidade e atitude desenvolvidos por uma educação permanente, que enaltece uma análise de valores e conceitos profissionais. Desse modo, objetivou-se relatar a experiência sobre a execução de cursos técnicos de nível médio ofertados para trabalhadores do Sistema Único de Saúde(SUS). Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no período de 2010 a 2012, a partir da vivência prática na execução de cursos técnicos de nível médio ofertados para trabalhadores do SUS pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A execução de um curso técnico de nível médio, para um desempenho eficaz, requer a mobilização e articulação de diversos setores e atores (gestores, trabalhadores/alunos e docentes). No entanto, o que se pode observar é o cumprimento parcial de algumas ações pactuadas com os municípios para os quais são ofertadas vagas, como: não liberação dos trabalhadores/alunos dos serviços nos horários de aulas, o que deve ser acarretado em decorrência do pouco quantitativo de pessoal de saúde e a necessidade da presença do trabalhador/aluno para funcionamento do serviço; e a não garantia, em alguns momentos, do deslocamento daqueles para os locais de aulas. Por outro lado, também se nota o desestímulo do trabalhador/aluno, visto que existe falta de hábito de leitura, bem como queixas de carga horária excessiva de trabalho, o que ocasiona dificuldades no processo de aprendizagem. Com a vivência tida, percebe-se que muitos são os enfrentamentos e desafios para execução de cursos técnicos de nível médio, sendo necessária a integração dos atores envolvidos no processo de formação em saúde. Ademais, é importante o fortalecimento desses cursos, tendo em vista que o trabalhador técnico de nível médio pode atuar no setor saúde, melhorando a qualidade de resposta dos serviços de saúde às demandas da população.

Palavras-chave


Sistema Único de Saúde; Pessoal de Saúde/Educação; Educação Continuada