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ENFRENTAMENTOS E DESAFIOS NA EXECUÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO PARA TRABALHADORES DO SUS
Resumo
A partir dos anos 90, a educação profissional se formulou como parte integrante de um conjunto de reformas estruturais desenvolvidas pelo governo brasileiro, mediante a crise do capitalismo da década de 80. O avanço tecnológico impulsionou a reformulação dos modelos organizacionais, produtivos e de formação técnica profissionalizante, possibilitando o atendimento às demandas do mercado de trabalho, como exemplo a área da saúde, que exige flexibilidade, qualidade e produtividade. Aspectos estes realizados por meio do conhecimento, habilidade e atitude desenvolvidos por uma educação permanente, que enaltece uma análise de valores e conceitos profissionais. Desse modo, objetivou-se relatar a experiência sobre a execução de cursos técnicos de nível médio ofertados para trabalhadores do Sistema Único de Saúde(SUS). Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência, realizado no período de 2010 a 2012, a partir da vivência prática na execução de cursos técnicos de nível médio ofertados para trabalhadores do SUS pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). A execução de um curso técnico de nível médio, para um desempenho eficaz, requer a mobilização e articulação de diversos setores e atores (gestores, trabalhadores/alunos e docentes). No entanto, o que se pode observar é o cumprimento parcial de algumas ações pactuadas com os municípios para os quais são ofertadas vagas, como: não liberação dos trabalhadores/alunos dos serviços nos horários de aulas, o que deve ser acarretado em decorrência do pouco quantitativo de pessoal de saúde e a necessidade da presença do trabalhador/aluno para funcionamento do serviço; e a não garantia, em alguns momentos, do deslocamento daqueles para os locais de aulas. Por outro lado, também se nota o desestímulo do trabalhador/aluno, visto que existe falta de hábito de leitura, bem como queixas de carga horária excessiva de trabalho, o que ocasiona dificuldades no processo de aprendizagem. Com a vivência tida, percebe-se que muitos são os enfrentamentos e desafios para execução de cursos técnicos de nível médio, sendo necessária a integração dos atores envolvidos no processo de formação em saúde. Ademais, é importante o fortalecimento desses cursos, tendo em vista que o trabalhador técnico de nível médio pode atuar no setor saúde, melhorando a qualidade de resposta dos serviços de saúde às demandas da população.
Palavras-chave
Sistema Único de Saúde; Pessoal de Saúde/Educação; Educação Continuada