Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
INTEGRAÇÃO DE INFORMAÇÕES PARA TOMADA DE DECISÃO NO MINISTÉRIO DA SAÚDE POR MEIO DA SALA DE APOIO A GESTÃO ESTRATÉGICA – SAGE
Eucilene Alves Santana, Paulo de Tarso Ribeiro de Oliveira, Soraya Oliveira dos Santos, Maria da Conceição Calvacanti Magalhães, Paulo Eduardo Guedes Sellera

Resumo


Caracterização do Problema: O Ministério da Saúde produz um elenco de dados nas diversas áreas técnicas. A gestão da informação ganha potência na gestão do SUS e tem como desafio de integrá-las de forma estratégica para tomada de decisão dos gestores, sendo um processo permanente e necessário para consolidar a prática de monitoramento e avaliação das ações e serviços de saúde. Descrição da experiência: A partir de 2004 iniciou-se a construção de um ambiente virtual que agregasse informações, a partir de 2011 denominado de Sala de Apoio a Gestão Estratégica. Estabeleceu-se um recorte de informações alinhadas aos objetivos estratégicos do Ministério da Saúde, em consonância com o Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual. Dando ênfase as marcas da atual gestão: Saúde para todos, Saúde da Mulher, Saúde todo Hora, Saúde Conte com a gente, Saúde mais perto de você, além de informações sobre financiamento, situação em saúde, com o objetivo de ampliar a capacidade de monitorar e avaliar os indicadores relevantes para planejamento e tomada de decisão. Efeitos alcançados: Construção de fichas de metadados para os 462 indicadores monitorados e pactuados em 2013, manutenção de um painel desses indicadores contendo: nome do indicador, responsável da área e na Sage pelo envio e atualização respectivamente, formato do dado, público alvo, status do indicador, estabelecimento de rotinas de atualizações. Envio dos dados, das cinco Redes de Saúde citadas para monitoramento e avaliação pela equipe de monitoramento da Presidência da República. Estabelecimento do processo de agregação das informações em um único ambiente de acordo com o público alvo. Estabelecimento do processo de captura de dados automatizados, atualmente 154 indicadores (33,3%), os demais, enviados pelas respectivas áreas e adicionados no banco de dados da SAGE. Ampliação e capacitação da equipe técnica para o trabalho no modelo business intelligence, iniciando com processos de extração, transformação e carga dos dados. Recomendações: A manutenção deste instrumento conta com o uso efetivo dos gestores, profissionais acadêmicos e controle social. Além de fomentar e sensibilizar profissionais e as equipes de saúde. Por outro lado, há a necessidade de um processo permanente de qualificação da informação e das ferramentas e tecnologias. Outro ponto importante é a ampla divulgação e transparência de todo o processo aos formuladores e implementadores de políticas públicas, pesquisadores e público em geral.

Palavras-chave


Gestão Estratégica; Gestão da Informação;Ambiente virtual

Referências


1. Figueiredo A, Tanaka O. A avaliação do SUS como estratégia de reordenação da saúde. Cadernos Fundap. São Paulo,1996; 19, 98-105.

2. Campos RO, Furtado, J P. Desafios da Avaliação de programas e serviços em saúde: novas tendências e questões emergentes. Campinas: UNICAMP; 2011.

3. Reis AT, Oliveira PT, Sellera PE. Sistema de Avaliação para a qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). RECIIS R. Eletr.de Com.Inf.Inov.Saúde, Rio de Janeiro, ago. 2012; v.6, n.2 Sup., p. www.reciis.icit.fiocruz.br.

1. Ministério da Saúde. 2012. Acesso em 21 de junho de 2013, disponível em Departamento de Atenção Básica: http://dab2.saude.gov.br/sistemas/sismob/index.php

2. Ministério do Planejamento. 2010. Acesso em 20 de junho de 2013, disponível em INDE: http://www.inde.gov.br/

3. França JR. A experiência da sala de situação em saúde do Ministério da Saúde. In: O. P. Saúde, Sala de Situação em Saúde: compartilhando experiências do Brasil. Brasília: Organização Pan Americana de Saúde. 2010; p. 204

4. Bosi ML, Soares RJ. Notas sobre a segunda avaliação externa do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde do Brasil-EPISUS: Potencialidade do enfoque qualitativo-participativo. Saúde soc. São Paulo: julho/setembro de 2009; vol.18 n.3, pp. 543-553.

5. Lima CR, Scramm JM, Coeli CM, Silva ME. Revisão das dimensões de qualidade dos dados e métodos aplicados na avaliação dos sistemas de informação em saúde. Cad. Saúde Pública, outubro de 2009; 25(10), pp. 2095-2109.

6. Carvalho AL, Sousa Md, Shimizu HE, Senra IM, Oliveria KC. A Gestão do SUS e as práticas de monitoramento e avaliação: possibilidades e desafios para a construção de uma agenda estratégia. Ciência & Saúde Coletiva, 2012; 17(4):901-911, pp. 901-911.

7. Viacava F, Almeida C, Caetano R, Fausto M, Macinko J, Martins M, et al. Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciências & Saúde Coletiva, 2004; 9(3), pp. 711-742.

8. Brasil, República. Decreto Presidencial nº 7.508. Regulamenta a Lei no 8.080, de 19 de setembro de 1990, para dispor sobre a organização do Sistema Único de Saúde - SUS, o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa, e dá outras providências. Brasília, Brasil: Diário Oficial da União. 29 de junho de 2011.

9. Ministério da Saúde. Acesso em 20 de junho de 2013, disponível em SAGE: http://189.28.128.178/Sage

10. Benito GA, Licheski AP. Sistemas de informação apoiando a gestão do trabalho em saúde. Revista Brasileira de Enfermagem, maio, junho de 2009; pp. 447-750.

11. Pinochet LH. Tendências de Tecnologia de Informação na Gestão em Saúde. O Mundo da Saúde, 2011; 35(4), pp. 382-394.

12. Ministério da Saúde. Acesso em 20 de junho de 2013, disponível em DATASUS: http://formsus.Datasus.gov.br/site/resultado.php?id_aplicacao=920