Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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O PERFIL PROFISSIONAL DOS ACADEMICOS DE TURISMO E SUA RELAÇÃO COM AS NECESSIDADES DO MERCADO DE TRABALHO
Claudia Gomes de Andrade, Ana Claudia dos Santos Barros, Maria Francilene de Sousa Santos, Roberta Ingrid de Carvalho Silva, Wygma Wendell da Silva Azevedo, Simone Cristina Putrick, Rita de Cassia Pereira de Carvalho

Resumo


O presente artigo versa sobre a formação superior em turismo e da relação existente entre esta e o mercado de trabalho do setor turístico. Este estudo teve como objetivo comparar o perfil de formação expresso pelo Curso de Bacharelado em Turismo da UFPI com o perfil do profissional de turismo almejado pelo setor de trabalho turístico da cidade de Parnaíba – PI.O desenvolvimento do trabalho foi realizado a partir de pesquisa de caráter exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados com aplicação de questionários semiestruturados, distintos para cada grupo de sujeitos investigados na pesquisa. Foi respondido, pelos participantes um total de 47 questionários durante o estudo realizado e dos quais 31 foram favoráveis à colaboração com o estudo. Realizou-se ainda análise textual do Projeto Pedagógico do Curso, além de levantamento de livros, artigos, dissertações e outros, para compor o referencial teórico de aprofundamento do tema proposto. A comparação entre os perfis identificados permitiu perceber que existe disparidade entre o perfil formacional expresso pelo Curso de Turismo da UFPI, na opinião dos docentes e egressos, e o perfil profissional almejado pelo mercado de trabalho local, porque ao mesmo tempo em que o curso forma profissionais habilitados, pode formar profissionais superficiais. Diante da realidade encontrada, espera-se que os resultados obtidos possam servir de embasamento para que os gestores do curso de Turismo possam planejar ações capazes de estabelecer uma relação de cooperação entre este e o trade turístico local, de modo que ambos possam agir em conjunto para tornar possível a inserção satisfatória dos discentes na vida profissional, assim como enaltecer os benefícios da atuação destes profissionais dentro do setor turístico local, uma vez que os resultados da pesquisa mostraram que existem disparidades entre o perfil de formação do Curso de Turismo e o perfil do profissional de turismo almejado pelo mercado de trabalho local. Foi constatado neste estudo que o mercado de trabalho espera de um bacharel em turismo não é o que este está apto a desempenhar, pois não foi formado para realizar tais funções, que na maioria das vezes correspondem a atividades operacionais que podem facilmente ser desenvolvidas por qualquer pessoa com formação técnica na área. Espera-se ainda que o trabalho possa servir de embasamento para a realização de pesquisas posteriores relacionadas ao tema aqui estudado. Claudia Gomes de Andrade.

Palavras-chave


Perfil de formação; Curso de Turismo da UFPI; Mercado de Trabalho de Parnaíba.

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