Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PRÁTICAS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA ABORDANDO-SE A INTERSETORIALIDADE E A TRANSDISCIPLINARIDADE
Luanne Martins Teixeira, Joaquim Feitosa Pereira

Resumo


Introdução: A vigilância em saúde desenvolve medidas capazes de diminuir, eliminar ou prevenir riscos à saúde, intervindo nos fatores condicionantes de saúde da população. Vigilância não se reduz a coleta e análise das informações, mas a organizar as bases técnicas que guiarão os serviços de saúde na elaboração e implementação dos programas de saúde, preocupando-se com uma contínua atualização e aprimoramento. Os profissionais da Equipe de Saúde da Família (ESF) são responsáveis por boa parte das ações que complementam a vigilância de saúde, que propõe uma transformação do saber e das práticas sanitárias por meio da redefinição do objeto, da reorientação do processo de trabalho e da reorganização dos serviços de saúde. Práticas estas que não devem ser incorporadas por apenas uma profissão, mas por várias que assim incorporar-se-ão a ação intersetorial. Em que a transdisciplinaridade vem com uma abordagem alternativa para a produção de conhecimento. Objetivo: Analisar as práticas da vigilância em saúde na estratégia saúde da família. Métodos: Trata-se de uma revisão de literatura na qual foram analisados 12 artigos completos, utilizando-se como critério os artigos publicados nos últimos 5 anos. Resultados: Para que a atenção à saúde seja qualificada é necessário que os processos de trabalho sejam organizados com foco no enfrentamento dos principais problemas de saúde-doença das comunidades e com ações de promoção e vigilância em saúde efetivas incorporadas ao cotidiano das equipes de saúde da família, buscando-se uma prática que vise a continuidade do cuidado a responsabilidade pela saúde da população com ações permanentes de vigilância em saúde. Atenção esta que só é possível através do cadastramento domiciliar, do diagnóstico situacional e das ações dirigidas à solução dos problemas de saúde, com a comunidade, buscando o cuidado dos indivíduos e das famílias na realização das práticas, que não podem foca apenas a doença. Conclusão: Diante das diversas ações que a ESF pode desenvolver com ações de promoção, prevenção e controle dos agravos nos domicílios e nos demais espaços da comunidade ressaltando-se a relevância que possui a ESF na vigilância em saúde. Espera-se que a atenção primária consiga firma cada vez mais a reorientação dos sistemas de saúde na direção de definir-se como espaço de saúde e não exclusivamente de atenção à doença.

Palavras-chave


vigilância em saúde; Estratégia saúde da família.

Referências


OLIVEIRA C.M., CASANOVA A.O. , Vigilância da saúde no espaço de práticas da atenção básica, Ciência & Saúde Coletiva, v.14, n.3, p.929-936, 2009.

 

FILHO N.A., Intersetorialidade, transdisciplinaridade e saúde coletiva: atualizando um debate em aberto, Rev. Administração Pública, Rio de Janeiro v.34, n.6, p.11-34, Nov. /Dez. 2000.

 

SILVA A. M., PHILIPI J.M.S., Vigilância em saúde [Recurso eletrônico] / Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis UFSC, 2010.