Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


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FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DAS DOCENTES DOS CURSOS DA ESCOLA DE FORMAÇÃO TÉCNICA DO SUS – BAHIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Luciana Reis Pimentel, Joelma Pinheiro Meira Barbosa, Giselle Alves da Silva Teixeira, Silvana Lima Vieira, Gilberto Tadeu Reis da Silva

Resumo


Caracterização do problema: A Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis (EFTS) atua na Bahia ordenando o processo de formação dos trabalhadores de nível médio do SUS. A metodologia utilizada tem como eixo norteador a integração ensino-serviço, por meio de turmas descentralizadas nos municípios da Bahia. Os docentes devem ser profissionais de saúde que atuem nos serviços, a fim de utilizar o contexto local de trabalho como espaço de ensino-aprendizagem. Para tanto, é necessário que os docentes estejam afinados com a metodologia e proposta pedagógica da EFTS. Contudo, na fase de implantação dos cursos nos deparamos com o seguinte cenário: profissionais recém-graduados; falta de formação voltada para a docência; vivência em metodologias tradicionais de ensino, com enfoque na educação bancária; pouca informação sobre as ações da EFTS e seus pressupostos metodológicos. Diante do exposto, a EFTS tem como estratégia oferecer formação pedagógica para os profissionais do serviço, futuros docentes, com vistas a sensibilizá-los para atuarem em consonância com a proposta da escola. Descrição da experiência: Em setembro de 2013, as apoiadoras da EFTS realizaram formação pedagógica de 22 enfermeiras de municípios da região macro-sul, onde os cursos serão implantados. O processo educativo promoveu a interação entre o grupo, reconhecendo a diversidade dos contextos trazidos por cada sujeito e valorizando a relação entre os atores de forma igualitária e dialogal. Foi estimulada a reflexão a partir da ação e enfatizada a importância da interação entre o sujeito da aprendizagem-objeto-docente na construção de uma proposta pedagógica transformadora. A apresentação da proposta curricular nesta formação foi necessária e importante, de modo a analisar as características que possibilitam a integração trabalho-ensino e a avaliação processual da aprendizagem. Efeitos alcançados: A utilização de metodologias ativas baseadas na problematização é uma importante estratégia que possibilita uma aprendizagem significativa, mas que não se encerra em um momento presencial de formação. Deste modo, recomendamos que o curso de formação pedagógica seja potencializado por meio de comunicação virtual para fomentar discussões e rodas de conversa com as docentes, para que possam extrapolar a formação além dos espaços pactuados e já constituídos.