Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
PEDAGOGIA DA SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Fernanda Helena Marques, Wellington de Oliveira, Mirtes Ribeiro

Resumo


Caracterização do problema: Uma sociedade em que a incidência de doenças crônico-degenerativas tem aumentado estatisticamente, muito em função, talvez, devido à adoção de um estilo de vida sedentário. Daí evidencia-se a necessidade de uma intervenção pedagógica, no ambiente escolar para a educação em saúde, uma vez que a mesma se constitui como um processo contínuo construído desde a infância. O objetivo da Educação Física é colocar os alunos em contato com a cultura corporal de movimento, patrimônio universal que todo ser humano tem direito ao acesso, além disso, estimular o desenvolvimento de um estilo de vida ativo fora do ambiente escolar, que contribuirá para uma melhor qualidade de vida na idade adulta. O presente trabalho decorreu da participação na sexta Semana Envolver da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) na cidade de Nanuque, Minas Gerais. Objetiva-se por tanto, apresentar um relato de experiência e participação nas discussões realizadas durante o mini curso “as ginásticas de condicionamento: possibilidades de vivência na educação física escolar”. Descrição da experiência: Com uma duração de doze horas, o minicurso direcionou-se aos profissionais e estudantes atuantes na Educação Física, a qual dividiu-se em dois momentos: discussão dos objetivos da educação física na promoção à saúde, apresentando as diferentes manifestações e objetivos de prática gímnica e vivência prática possíveis de serem trabalhadas na escola. Efeitos alcançados: A falta de material e espaço adequado, o desinteresse dos alunos e o conhecimento insuficiente de metodologias para aplicação dos eixos temáticos que compõem a cultura de movimento, foram apontados como limitações entre os participantes.  Percebeu-se também que o tema saúde é pouco discutido na escola, onde se privilegia a questão cognitiva em detrimento da parte motora. Recomendações: A variedade de conteúdos ofertados durante a disciplina, associados aos efeitos e benefícios à saúde contribuem com possibilidades de vivência lúdica e prazerosa fora do ambiente escolar. O enfoque na formação continuada, em estudos que subsidiem a construção de novas metodologias de intervenção deve ser propiciado, permitindo aos professores condições para a aplicação de todos os conteúdos da cultura corporal de movimento no ambiente escolar.

Palavras-chave


Educação em saúde, educação física, cultura de movimento