Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
A IMPORTANCIA DA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO DA ATENÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO REFLEXIVO
Nalma Alexandra Rocha de Carvalho, Tamires Barradas Cavalcante, Isabela Ribeiro de Sá Guimarães Nolêto, José Diego Marques Santos, Ana Dulce Amorim Santos Soares, Grazielle Roberta Freitas da Silva

Resumo


Introdução: Os desafios para a qualificação no SUS e os modelos de atenção que dele derivam são muitos e variados, passando pela formação e capacitação dos profissionais que integram a rede pública de assistência à saúde. Dentre esses profissionais, a enfermagem brasileira tem tido papel de estaque na defesa do SUS. Eis a importância da educação de qualidade desses profissionais direcionada a atenção básica de saúde. Objetivo: Refletir a respeito da qualificação na formação dos profissionais da enfermagem da atenção básica. Metodologia: Trata-se de um artigo de reflexão baseado em uma revisão de literatura. O levantamento bibliográfico foi efetuado no banco de dados BVS (Biblioteca Virtual em Saúde), com artigos publicados no período de 2007 a 2012. Depois de realizada uma leitura de todos os estudos e posteriormente uma síntese dos resultados, foram selecionados 15(quinze) artigos que correlacionavam os critérios de inclusão. Resultados e discussão: A concretização do SUS exige um profissional humanizado, que vê sua humanidade no outro e se propõe a seguir com o outro, a acompanhá-lo, especialmente em seus momentos de vulnerabilidade. Professores e estudantes devem estar comprometidos com as transformações que são imprescindíveis para diminuir a dicotomia entre teoria e prática durante a formação acadêmica. Os artigos mostram que apesar da melhor qualidade de assistência no passar dos anos, ainda há muito que melhorar, e essa melhora só poderá se concretizar se houver maior qualificação dos profissionais de saúde, em especial do enfermeiro, tanto em sua formação quanto na educação continuada. Essa formação deve assumir-se cada vez mais como uma parceria entre as instituições de ensino e as instituições de saúde, no sentido de formar profissionais detentores de competências alicerçadas em conhecimentos sólidos, capazes de inovar, de trabalhar em equipe, com sentido crítico e reflexivo, de forma a gerir a incerteza e a complexidade dos cuidados na atenção Básica. Conclusão: A qualificação do profissional de saúde, em especial o enfermeiro é um desafio na atualidade. É necessário ser desenvolvido nos estudantes não só aspectos práticos mais uma consciência crítica e reflexiva, capaz de captar e intervir na realidade social. Dessa forma deve-se buscar a mudança na formação do enfermeiro e assim a integralidade no cuidado.

Palavras-chave


Formação; Enfermagem; Atenção básica

Referências


1. Fracolli LA, Castro DFA, Competência do enfermeiro na Atenção Básica: em foco a humanização do processo de trabalho. O Mundo da Saúde, São Paulo - 2012; 36(3):427.2. Silva MJ, Sousa EM, Freitas CL. Formação emenfermagem: interface entre as diretrizes curriculares e os conteúdos de atenção básica. Rev Bras Enferm, Brasília 2011; 64(2): 315-21.3. Haddad JG,  Zoboli ELCP. O Sistema Único de Saúde e o giro ético necessário na formação do enfermeiro. O mundo da saúde, São Paulo da Saúde, 2010; 34(1): 86 -91.4. Simões JFFL, Garrido AFS. Finalidade das estratégias de supervisão utilizadas em ensino clínico de enfermagem. Texto Contexto Enferm, Florianópolis, 2007 ;16(4): 599-608.