Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
SAÚDE E RESILIÊNCIA EM UM ASSENTAMENTO RURAL DO MOVIMENTO SEM TERRA DA BAHIA
Elvira Rodrigues de Santana

Resumo


Introdução: No contexto atual da saúde, podemos dizer que estamos diante a um processo de resiliência quando os indivíduos perseveram perante o sofrimento e limitações causadas pela pobreza e desigualdade social, e superam essas adversidades através da mobilização de recursos pessoais e sociais que atuam como fatores protetores a riscos. Os indivíduos que integram o MST lidam todos os dias com questões desestruturantes ligadas não apenas a posse de terra, afinal para ter condições dignas de vida é preciso muito mais do que a posse de terra. Objetivo: Desenvolver uma reflexão sobre saúde e resiliência em um assentamento rural do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra do estado da Bahia, a partir da experiência em um projeto de extensão Universitária. Metodologia: A experiência foco da discussão  desse artigo foi fruto de um estágio praxiológico (teórico-prático) de Educação Popular que compreende três dimensões: Capacitação de Educadores Populares, realização de Extensão Universitária e problematização por parte da comunidade sobre sua realidade e seus problemas em uma perspectiva transformadora. Para isso, o estágio é dividido em 3 momentos pedagógicos complementares: capacitação e formação política; vivência nas áreas e comunidades camponesas; avaliação e encaminhamentos. Discussão: O conceito de resiliência apresenta-se na área das ciências humanas e da saúde como um tema novo e muito pertinente no contexto da Saúde Coletiva. O que observou-se no assentamento rural do MST, é comum em locais originários de lutas sociais, o processo de resiliência, que caracteriza-se pela capacidade do ser humano responder às demandas da vida cotidiana de forma positiva, apesar das adversidades que enfrenta ao longo de seu ciclo vital. Trata-se de um conceito que comporta um potencial valioso em termos de prevenção e promoção da saúde das populações mas ainda permeado de incertezas e controvérsias. Conclusão: O foco dos estudos sobre resiliência deve procurar identificar e implementar os processos chaves que possibilitam as pessoas s não só a lidar mais eficientemente com situações de crise ou estresse permanente, mas saírem fortalecidas das mesmas.

Palavras-chave


Movimento Sem terra; resiliência; Saúde.

Referências


CALDAR, R. S. O MST e a formação dos sem terra: o movimento social como princípio educativo. Estud. av. [online]. 2001, vol.15, n.43, pp. 207-224.

CARNEIRO, F. F. et al. Saúde de famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e de bóias-frias, Brasil, 2005. Rev. Saúde Pública [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 757-763.  Epub July 03, 2008

NORONHA, M. G. R. C. S.; CARDOSO, P. S.; MORAES, T. N. P.  e  CENTA, M. L. Resiliência: nova perspectiva na promoção da saúde da família?. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2009, vol.14, n.2, pp. 497-506.

SCOPINHO, R. A. Condições de vida e saúde do trabalhador em assentamento rural. Ciênc. saúde coletiva [online]. 2010, vol.15, suppl.1, pp. 1575-1584.

SILVA, M. R. S. ; LUNARDI, V. L.; LUNARDI FILHO, W. Danilo; TAVARES, K. O. Resiliência e promoção da saúde. Texto contexto - enferm. [online]. 2005, vol.14, n.spe, pp. 95-102.