Rede Unida, 11º Congresso Internacional da Rede Unida


Tamanho da fonte: 
ESCOLA DE REDUÇÃO DE DANOS NO MUNICÍPIO DE URUGUAIANA-RS: RELATO DE EXPERIÊNCIA PET ATENÇÃO PSICOSSOCIAL
Moroni Correa de Oliveira, Liene Maria Pereira de Campos, Diênice Beltran Silveira, Lais Rodrigues Monteiro, Maria de Lourdes Custódio Duarte

Resumo


Introdução: A redução de danos (RD) trata-se de uma proposta quem vem se consolidando no atual cenário da saúde do país como um importante movimento, impulsionando uma política de drogas democrática (PASSOS, SOUZA, 2011). Inicia-se na Inglaterra através da prescrição de opiáceos, e posteriormente com o surto de contaminação das Hepatites virais por usuários de drogas, o que proporcionou o início à prática da troca de seringas (ALMEIDA, 2003). No Brasil a RD foi adotada como estratégia em saúde pública no ano de 1989, quando houve elevados índices de contaminação pelo HIV entre usuários de drogas injetáveis. Objetivo: Relatar a experiência de bolsistas do PET Atenção Psicossocial da Universidade Federal do Pampa, junto à implantação da Escola de Redução de Danos no município de Uruguaiana, localizado na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Metodologia: Trata-se da descrição das atividades que visam reduzir danos à saúde de indivíduos com dependência química, onde os encontros semanais se dão em uma Unidade Básica de Saúde, iniciados no mês de outubro de 2013, com a formação de um grupo de estudos para capacitar os profissionais e acadêmicos envolvidos na proposta de redutores de danos, composto por um coordenador, dois enfermeiros, duas psicólogas e uma psicopedagoga. A escola contará com a articulação da rede de saúde mental (CAPS AD III, consultório na rua e agentes de saúde que estarão próximos à comunidade). As atividades ocorrerão no espaço físico do Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva, conforme demanda serão estabelecidos grupo com trinta pessoas. Resultados: Conte (2001) relata que as drogas sempre fizeram parte da humanidade, sendo que os fatores que as dividem em licitas e ilícitas são determinações sociais, com base em valores culturais, religiosos (ALMEIDA, 2003). A RD torna-se uma estratégia de saúde alternativa ao método de abstinência que tem por objetivo cessar o uso de qualquer tipo de substância que cause dependência química e ou psicológica no ser humano, buscando melhor qualidade de vida do usuário, diminuindo os riscos, considerando sua subjetividade. Conclusões: A RD surge como uma importante estratégia no que se refere dependência química, mostrando a melhor maneira de enfrentar o problema sem causar constrangimento ou afastamento dos usuários, estabelecendo vinculo a um serviço de saúde. O município de Uruguaiana torna-se pioneiro na região da fronteira oeste do Rio Grande do Sul com a iniciativa.

Palavras-chave


Redução de Danos; Drogas; Saúde Pública

Referências


PASSOS, E. H; SOUZA, T. P. Redução de danos e saúde pública: construções alternativas à política global de "guerra às drogas". Psicol & Soc. Florianópolis, 2011. vol.23, n.1, pp. 154-162.

ALMEIDA, C.B. Conceito de Redução de Danos: uma apreciação crítica. Boletim da Saúde, v.17, n.1, 2003.